Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Julho de 2006 às 12:22

    Imprimir


O Departamento de Ações Programáticas, da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a VII Semana Nacional Antidrogas, realizada na última semana de junho, com uma palestra sobre “Trabalho Preventivo e Dependência Química”, que ocorreu nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria de Saúde. A palestra teve como público-alvo os funcionários das unidades de saúde do município, integrantes de diversos órgãos, entidades, instituições municipais e aberto à população em geral.

Durante a palestra, ministrada pela psicóloga e especialista em saúde mental, Amanda Souza Macena, foi destaque a importância da família em auxiliar o dependente químico na recuperação da doença. “Muitas famílias percebem o problema e acabam encarando como algo vergonhoso e se esquecem de dar apoio e auxilio ao dependente para vencer esta barreira. O enfrentamento ao uso abusivo das drogas tem que ter como ferramenta fundamental o vínculo da família e a conscientização da sociedade”, comentou.

Foi abordado ainda, que o dependente precisa da ajuda de uma equipe multiprofissional, assim como a sua família. Infelizmente, salientou a palestrante, muitos jovens consomem bebidas alcoólicas para vencerem a timidez ou a ansiedade e, assim, acabam por tornarem-se dependentes da bebida.

Segundo as técnicas do Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, Lea Bonas e Silvia Borges, o número de dependentes químicos vem crescendo no Brasil e também no município de Rondonópolis. De acordo com os dados da secretaria, nos cinco primeiros meses deste ano 258 pacientes iniciaram o tratamento no CAPS-AD, dos quais 78% são homens e aproximadamente 40% dos pacientes dependente de álcool.

Vale ressaltar, que o início de uma dependência química pode ocorrer por influência dos amigos, necessidade de ‘suprir’ frustrações, entre outros.

Durante a VII Semana Nacional Antidrogas os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram palestras sobre tabagismo no CAPS-AD, a comemoração do aniversário de 6 anos do CAPS com uma festa junina organizada pelos pacientes, visando incentivar a socialização entre os mesmos, foram distribuídos materiais educativos durante o Mutirão da Cidadania, participação do CAPS-AD no evento “Pedalada pela Vida” e o encerramento da semana com a palestra “Trabalho Preventivo e Dependência Química”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290879/visualizar/