Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 15:43
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


No Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) a passagem dos seus 30 anos foi lembrada com uma missa em ação de graças envolvendo funcionários, usuários do Sistema Único de Saúde, o corpo clínico e administrativo. A missa foi realizada no pátio do centro, na manhã desta segunda-feira (03/07), celebrada pelo padre Júlio Boff, da paróquia de São Gonçalo do Porto.

A cerimônia contou com a presença do diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Nilton do Nascimento, do primeiro diretor do Cridac, Vicente Herculano, do fundador do Cridac, José Garcia Neto, e da idealizadora do projeto do Centro, Maria Ligia Borges Garcia Neto. Os corais do Cridac e o do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Ceada) fizeram apresentações artísticas.

O secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, que representou o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, na solenidade, declarou que “o Cridac oferece ações e serviços de média e alta complexidade de reabilitação e, nestes últimos 30 anos, veio se estruturando e desenvolvendo a ponto de ser considerado pelo Ministério da Saúde como uma das instituições públicas em reabilitação do país que mais avançou contando hoje com 18 centros descentralizados em todo o Estado”.

O diretor do Cridac, Pedro D’Ornellas, creditou aos servidores do Cridac a principal responsabilidade pelo êxito alcançado nesses 30 anos. “Esse serviço”, disse o diretor, “que tem como principal objetivo atender às necessidades dos usuários do SUS no campo das necessidades especiais, tem sido realizado pelos servidores do Cridac com muita competência e com uma dedicação que resulta no sucesso de todos os serviços oferecidos pela instituição”. D’Ornellas lembrou que o Centro é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS) como referencia em média e alta complexidade na área da reabilitação.

Segundo estimativa do Cridac, de 14,5% da população do Estado precisa dos serviços oferecidos pelo Cridac. Para atender a essa demanda foram abertos, em todo o Estado, 85 unidades descentralizadas. Os registros do Cridac mostram, ainda, que somente em um setor, o de fisioterapia, são atendidos 200 pacientes, em média. O Centro de Reabilitação atende, hoje, uma média de 600 pacientes ao dia, gerando ações que chegam a totalizar 18 mil procedimentos por mês. Apenas durante o ano de 2005 o total de atendimento chegou a 229.751.

Atualmente o Cridac oferece os seguintes tratamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): termoterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, socioterapia, enfermagem, acupuntura e laboratório de voz atendendo a especialidades médicas como ortopedia, fisiatria, otorrinolaringologia, neurologia, neuropediatria, cardiologia, pediatria, gastroenterologia, clinica médica e urologia. Para melhor otimizar o atendimento os usuários do Cridac foram divididos em grupos diversos. Existe o grupo dos pacientes com seqüelas neurológicas, o da terceira idade, o da arteterapia, o da terapia musical e o grupo da terapia manual.

Os serviços de alta complexidade oferecidos pelo Centro incluem a prótese e órtese ortopédica, exames de impedanciometria, audiometria, Bera (auditivo), de emissões otoacústicas e prótese auditiva. “Todo esse trabalho tem um único objetivo: o de humanizar o atendimento e o tratamento dos pacientes portadores de necessidades especiais contribuindo para o fortalecimento da rede SUS e o bem estar do usuário do sistema”, concluiu o diretor do Cridac.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291010/visualizar/