Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 07:12

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde prevê que em aproximadamente 60 dias o primeiro laboratório para realização de transplante de medula óssea de Mato Grosso esteja funcionando plenamente.

O centro, que funcionará em parceria com o Hospital Geral Universitário (HGU), servirá também para a realização de exames de compatibilidade do possível doador e receptor, não precisando mais encaminhar paciente para outros estados.

Segundo Vander Fernandes, diretor do HGU, o serviço de cadastro de Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) existe desde 2005, e já conta com 800 pessoas cadastradas. “Com a instalação do laboratório, com certeza o número de doadores voluntários irá aumentar. As pessoas vão se sensibilizar vendo que os transplantes acontecem aqui mesmo. Apesar de ser um fato muito raro a compatibilidade entre não consangüíneos, a possibilidade existe e é muito importante para o paciente ter essa esperança”, disse.

Os voluntários cadastrados no banco de dados fazem parte de uma rede nacional de cadastros. “Com isso aumentam as chances de se encontrar alguém compatível. Se trabalhássemos apenas com o banco de dados do estado, a probabilidade de compatibilidade seria mínima. Com um banco de dados nacional, as chances aumentam”, disse Vander Fernandes.

Conforme o diretor do HGU, a estrutura física e de recursos humanos do laboratório já está totalmente pronta, o que está faltando é estruturar o laboratório com os equipamentos. “Adquirindo os equipamentos, em cerca de 30 dias eles já estão prontos para serem usados. Depois disso é só credenciar junto ao Ministério da Saúde”, disse.

Além de atender os casos de transplante de medula óssea, o centro também irá atender os casos renais. Segundo dados da Central de Transplantes, o estado já realizou 166 transplantes de rim.

“Com o laboratório, com certeza os transplantes renais terão um aumento significativo. Hoje, apesar de já serem feitos os transplantes aqui, os exames têm que ser mandados para fora para serem analisados”, disse Vander Fernandes.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291511/visualizar/