Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 19:20

    Imprimir


A Assembléia Legislativa avalia a proposta do Governo em doar uma área para Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), na cidade de Sinop (MT). A proposta tramita na Casa em regime de urgência urgentíssima e pode ser aprovada nos próximos dias, durante sessão plenária. A doação está regulamentada pelo artigo 25, inciso X, alínea “b”, da Constituição Estadual do Estado de Mato Grosso e artigo 17, inciso I, alínea ‘b”, da Lei Federal nº 8.666/93.

De acordo com o projeto, os encargos serão por conta da Prefeitura de Sinop, numa parceria firmada com a UNEMAT que envolve ainda, a Câmara de Vereadores daquele município. “Esse imóvel vai atender a comunidade acadêmica, assim como toda a sociedade da região norte do Estado de Mato Grosso”, avaliou o líder do governo, na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS).

O imóvel, que tem 35.000 m² , será usado para o funcionamento do Campus UNEMAT, em Sinop. A área descrita foi avaliada em R$ 5.750.340,00.

O acesso à educação superior gratuita é um problema que afeta todo território nacional. De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, somente 12% dos jovens, entre 18 e 24 anos, estão matriculados no ensino superior e de cada 10 universitários, quatro não terminam os estudos no tempo previsto. Na justificativa do governo, a UNEMAT é uma instituição pública de ensino, voltada ao atendimento das necessidades da população.

A ampliação do campus da Unemat irá beneficiar os municípios de toda a região Norte, além de contribuir com a qualidade no mercado de trabalho local e ainda possibilitar aos jovens e adultos trabalhadores do município e região a graduação sem que precisem migrar para os grandes centros em busca de formação.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292410/visualizar/