Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 15:35

    Imprimir


De acordo com o agricultor que também é coordenador social e de vendas da Associação dos Produtores de Orgânicos de MS (Apoms), a mandioca foi produzida sem nenhum tipo de agrotóxico, dentro dos mais rígidos critérios da agricultura orgânica. "Deixei a terra limpa por 3 anos. A mandioca foi plantada, sem adubo, de modo convencional, e não teve nenhuma aplicação de inseticida ou herbicida", explica.

Segundo ele, sua produção será beneficiada pela Fecularia Cassava também instalada no município e deve ganhar o mercado internacional em outubro.

Há 10 anos na produção de alimentos orgânicos, o agricultor conta que seu envolvimento na atividade foi motivado principalmente pela questão ambiental. Morador do município de Glória de Dourados desde 1953, ele explica que quando se mudou para o local envolveu-se com atividades de devastação de matas. "Passado algum tempo, senti necessidade de fazer alguma coisa na tentativa de recuperar aquilo que um dia eu havia ajudado a destruir. Daí a iniciativa de trabalhar com a agricultura orgânica", comenta. Na sua propriedade ele cultiva feijão, café e mandioca.

Interesse

O interesse pelos produtos tem crescido significativamente nos últimos anos, mas o gargalo do setor está na produção. "Se tivéssemos mais produtos, alcançaríamos um mercado ainda maior", lembra o coordenador da Comissão Estadual de Agricultura Orgânica em MS, Dilter Rigolon, da SFA/MS.

Ele destaca que recentemente a produção de amendoim orgânico de MS suscitou o interesse de compradores alemães, numa participação em uma grande feira naquele país. "Eles querem algo em torno de 100 toneladas, e nós produzimos apenas 5 toneladas", frisou lembrando que há o esforço do Governo federal e estadual em ampliar a produção.

Atividade

Apesar da abertura e do interesse do mercado estrangeiro nos produtos sul-mato-grossenses, a produção de orgânicos em MS está apenas engatinhando. Não há uma estimativa oficial de quanto se produz no Estado, ou mesmo área plantada.

No entanto, segundo dados da Apoms, atualmente são 27 municípios envolvidos neste tipo de atividade, com 14 núcleos de produção e cerca de 1 mil produtores envolvidos. Entre os produtos de maior destaque está o café orgânico, o feijão, amendoim, hortaliças, frutas, adubo verde, pastagens, ervas medicinais e aromáticas, mel, leite, carne bovina, de aves e suína. Atualmente, a produção orgânica brasileira ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares e envolve aproximadamente 20 mil produtores, dos quais 80% são pequenos.





Fonte: Correio do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292440/visualizar/