Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 15:31

    Imprimir


Sem alarde, o PSB optou por apoiar apenas informalmente a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi tomada no sábado, em reunião da Executiva Nacional da legenda. Todos os membros da Executiva se manifestaram contra a coligação formal. Com isso, fica cancelada a convenção nacional do PSB, que estava programada para esta quarta-feira.

O presidente Lula foi comunicado no sábado da decisão do partido, durante a convenção que oficializou sua candidatura à reeleição.

Sem o apoio do PSB, Lula tem apenas o PRB na sua chapa. Outro tradicional aliado, o PC do B, ainda discute se irá fazer uma aliança formal com Lula. Sem os socialistas, Lula não irá agregar os 1 minuto e 48 segundos de tempo que o PSB dispõe no seu horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O único parceiro de Lula até agora, o PRB, não tem tempo de TV, pois foi criado neste ano.

A única chance de Lula aumentar seu tempo é se unindo ao PC do B, que tem 50 segundos, o que elevaria o programa do PT para 6 minutos e 34 segundos. A aliança com o PFL garantiu a Alckmin 9 minutos e 2 segundos para sua campanha de rádio e TV, que será levada ao ar a partir de 15 de agosto. Esse tempo não leva em conta o período adicional que é distribuído igualmente para cada candidato.

O segundo vice-presidente do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), responsabilizou o PT pelo fracasso nas negociações. E sinalizou que a decisão do partido de entregar a vaga de vice para o PRB, de José Alencar, influenciou na decisão dos socialistas. "Não haveria razão para colocarmos em risco a existência do partido se não fazemos parte da chapa majoritária, se o PT não fez o mínimo esforço pelas alianças regionais. Ficou claro que se não cuidarmos da nossa vida, ninguém mais fará por nós", desabafou.

Para o deputado, "o PT se comporta como amigo do PSB, mas não como companheiro". Para o líder do PSB na Câmara, deputado Alexandre Cardoso (RJ), que defendia a aliança formal, o PT fez esforço para que a coligação fosse concretizada. O problema é que a direção do partido temia não conseguir ultrapassar a cláusula de barreira, o que seria cobrado mais tarde pelos filiados.

"Poderíamos até conseguir, mas se não conseguíssemos como iríamos explicar depois para a comunidade", justificou. A medida obriga os partidos a conquistarem 5% dos votos nacionalmente, sendo que 2% deles em nove Estados.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292443/visualizar/