Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 15:06

    Imprimir


O município de Chapada dos Guimarães vai sediar mais uma edição do Festival de Inverno na cidade. O evento, chamado Identidades e Culturas, pretende resgatar a identidade do povo chapadense e vai reunir uma série de eventos culturais como apresentações de filmes, corais, saraus e exposições de artesanatos. Além disso, o XXII Festival de Inverno terá dois shows nacionais: Vanessa da Matta e Grupo Tradição. O evento será realizado de 1º a 8 de julho.

O objetivo do festival é fomentar a produção cultural. As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, como os espaços culturais Frei Osvaldo e Véu de Noiva, Igreja Nossa Senhora de Santana, Pellegrin Galeria, Sala da Memória, escolas municipais e Praça do Festival.

Programação

Durante os oito dias, a cidade vai se transformar em um berço cultural com diversas atrações como: acervo de artes plásticas divididas entre telas, artesanatos e objetos históricos, exposições de fotografias, obras do cinema nacional, peças teatrais, oficinas de danças, apresentação de orquestras e corais, literatura, saraus com cantores da região, além dos shows nacionais.

A população poderá acompanhar aos jogos do Brasil na Copa do Mundo por meio de um telão que será instalado na praça da cidade.

Variedade cultural

As pessoas que comparecerem ao Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães poderão assistir a peças de teatro, como Romeu e Julieta, do grupo Mosaico, que também ministrará uma oficina direcionada para formação de diretores teatrais. Também vão se apresentar durante o evento os grupos "Fúria", "Fagos", "Teatro Atua, Flor que Avua" e "Experimental de Alta Floresta".

O Coral do Tribunal de Contas do Estado, que tem mais de 10 anos de fundação, vai apresentar um repertório eclético passando pela MPB a músicas regionais e clássicas. O Coral Infanto-Juvenil de Chapada dos Guimarães também vai se apresentar no evento.

Música

A edição XXII do Festival terá apresentações musicais diárias de artistas e grupos regionais, como Abel Santos e Vera Capilé, Margareth Rodrigues, Os Chorões, os Morenos, Vanguart, Grupo Triênio, Alma de Gato, Quinteto de Metais da Universidade Federal de Mato Grosso, Bionne, Iambú Latin Jazza, Banda da Secretaria de Estado de Cultura, Kayamaré e Orquestra de Flautas do Jardim Vitória.

A Orquestra Sinfônica da UFMT vai se apresentar no festival dando um toque erudito ao evento com sinfonias de Beethoven e também com composições brasileiras.

Nas apresentações nacionais estão confirmadas as presenças de Vanessa da Matta e do Grupo Tradição.

Cinema

Os apaixonados por cinema têm no Festival a oportunidade de assistir a obras de arte de produtores como Amaury Tangará, que conquistou o prêmio Candango de revelação do 30º Festival de Cinema de Brasília com o filme "A Velha", "Os Meninos e o Gato que Escaparam da EStranha CAixa Azul". No Festival será exibido o primeiro longa metragem de Amaury: "Oitava Cor do Arco-Íris". TAmbém poderão ser conferidos os filmes "Wlado Herzog", do diretor João Batista de Andrade, de São Paulo; "O preço da Paz", de Paulo Moreli, do Paraná; "Três Chapadas e um Balão", de Maurício Dias, de São Paulo, dentre outros.

Dança

Entre oficinas e apresentações como "Catireiros de Araguainha", "Dança dos Mascarados", "Grupo de Tradições Gaúchas de Campo Verde", está o grupo "Siriri Flor do Cbe". Com seis anos de carreira, é composto por homens e mulheres de idades variadas. Durante o Festival, o grupo irá apresentar nova coreografia.

Na segunda-feira, 3 de julho, as oficinas que já fizeram sucesso no ano passado, em participação de público e qualidade acontecem todos os dias. Por ser também um período de férias escolares, tanto as crianças quanto os adultos poderão participar. As opções são muitas, a exemplo da "Oficina de Brinquedo", para crianças acima de cinco anos, onde aprenderão a reutilizar o lixo e ter noções de meio ambiente. As outras oficinas serão: "Oficina de Pintura e Mosaico", "Artesanato em sementes", "Turismo de Aventura", "Mosaico", "Brinquedos Populares" e "Teatro".

O Festival também terá a oficina de "Canto e Coral", ministrada por Sônia Mazetto, especialista em voz que trabalhará desde a fisiologia da voz, adequação da respiração e a harmonia.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292889/visualizar/