Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 09:07

    Imprimir


Usuários do SUS, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes comunitários, psicólogos e gerentes de unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá participam hoje do 2º curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais.

Os alunos vão aprender desde as técnicas de cultivo aos efeitos de ervas como o capim cidreira (calmante, antidepressivo, relaxante muscular), boldo (dor de cabeça e estômago), camomila (calmante e indicado para gases), erva baleira (antiinflamatório), guaco (tosse), entre outros no tratamento de doenças. Ao fim, a proposta é criar hortas e farmácias com 20 espécies de plantas nas unidades básicas de saúde.

As aulas serão ministradas em todas as sextas-feiras, na Escola de Saúde Pública. O curso faz parte do programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais da SMS e é resultado do projeto piloto "Farmácia Viva", que integra o conhecimento popular ao científico.

Após longo período de discussões e debates, em 15 de dezembro de 2005, a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS” foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, órgão máximo do Controle Social, contemplando a ênfase na promoção da saúde e fortalecendo a necessidade de oferecer aos usuários outras formas de ação integral. Por isso, em maio desse ano, foi publicada a Portaria Ministerial nº971, onde oficializa no SUS a atenção em Plantas Medicinais e Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura.

Conforme a supervisora do programa, Isanete Geraldine Costa Bieski, a qualificação permite que médicos se sensibilizem para a medicação com fitoterápicos. Desta forma, conciliar o tratamento alopático com o de chás medicinais.

As unidades básicas de saúde também irão atuar como multiplicadores, incentivando os pacientes a cultivarem hortas em casa.

O curso é promovido em parceria com a Empaer, que cede as mudas e dá assistência técnica para o cultivo. Segundo a supervisora, uma das metas propostas no Programa Fitoviva é a de buscar a integração dos vários setores sensibilizados para implantar Farmácias Fitovivas em toda a rede de saúde de Cuiabá.

Programa Fitoviva- A Prefeitura Municipal de Cuiabá criou o Programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais da Secretaria Municipal de Saúde – FITOVIVA em 27 de julho de 2004, através do Decreto nº 4.188, em consonância com as deliberações do Conselho Municipal de Saúde. Hoje, o programa conta com Farmácias Fitovivas em 15 unidades de saúde da capital.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293140/visualizar/