Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 04 de Fevereiro de 2013 às 08:20

    Imprimir


Fernando José da Silva/RBS TV
Até a madrugada desta segunda (4), 18 ônibus foram incendiados em Santa Catarina
Até a madrugada desta segunda (4), 18 ônibus foram incendiados em Santa Catarina

Um ônibus foi incendiado em Navegantes e outro foi alvo de tiros em Itajaí, segundo a Polícia Militar. As ocorrências aconteceram entre o final da noite de domingo (3) e a madrugada desta segunda-feira (4). Esta é a segunda onda de atentados em três meses no estado. Na primeira, em novembro de 2012, foram registrados cerca de 60 ataques em sete dias.

Em Itajaí, o caso foi na rua Vereador Telêmaco de Oliveira, no bairro Cordeiros. Segundo a Polícia Militar, o motorista contou que trafegava pela via quando um homem encapuzado efetuou disparos de arma de fogo contra o veículo. Os tiros atingiram a porta do meio e o para-choque traseiro do ônibus. O motorista acelerou e só parou após estacionar na garagem da empresa. Ninguém se feriu.

Na cidade vizinha, em Navegantes, um ônibus foi incendiado por volta de 00h30, na rua Valerio Larguro, bairro Meia Praia. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas danificaram apenas a parte da frente do veículo. Ainda conforme os socorristas, assim que o dono precebeu o fogo, ele apagou o incêndio com um extintor. Os responsáveis pelo ataque quebraram os vidros do ônibus. A suspeita é que eles tenham jogado combustível e ateado fogo.

Este é o 43º atentado que ocorre em Santa Catarina desde a última quarta-feira (30). Segundo a Polícia Militar, assim como em 2012, os principais alvos são ônibus: 18 veículos de transporte coletivo foram incendiados em diversas cidades. Além disso, houve nove ataques a prédios das polícias Civil e Militar e do Departamento de Administração Prisional (Deap). Os outros registros se resumem a ataques a outros prédios públicos e incêndios em carros, caminhões, lixeiras e pneus.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, a suspeita é que as ordens estejam partindo de dentro dos presídios e sejam comandadas pela mesma facção criminosa que promoveu os atentados de novembro do ano passado

A principal hipótese levantada é que os atentados estejam relacionados à transferência de presos e ao combate ao tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Militar, assim como em 2012, os principais alvos são ônibus: até a manhã desta segunda-feira (4), 18 veículos de transporte coletivo foram incendiados em diversas cidades. O último foi em Navegantes.

Segundo o núcleo de comunicação social da Polícia Militar, o policiamento foi reforçado em todo o estado e as ações para conter os atentados criminosos são realizadas em conjunto com outros órgãos de segurança do estado. Até a manhã desta segunda (4), 16 municípios foram atingidos pela onda de violência: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá e Chapecó.

Primeira morte
No domingo (3), em Joinville, foi registrada a primeira morte desde o início dos ataques. Um jovem de 22 anos foi morto durante confronto com policiais, por volta das 3h15. Segundo a Polícia Militar, ele disparou tiros para o alto enquanto trafegava em uma moto, com placa dobrada, no bairro Petrópolis. Joinville é a cidade com o maior número de ocorrências: foram 11 ataques no município.





Fonte: Do G1 SC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29317/visualizar/