Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 16:21
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Uma reunião entre o Secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, técnicos da SES, Secretários Municipais de Saúde, Diretoria do Escritório Regional de Saúde e os prefeitos de Francisco Ferreira Mendes Júnior (Diamantino), Vilson Ascari (Nortelândia) e Umbelino Alves de Campos (Alto Paraguai, na manhã desta quinta-feira (22), na Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, garantiu o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Centro Norte, que vinha encontrando dificuldades de funcionamento e caminhava para a sua dissolução, depois de intensas discussões com prefeitos da região para integrarem o projeto considerado modelo da parceria publico privado, instalado em Diamantino.

O Diretor do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Valdemar Pissolato, fez uma apresentação da situação da saúde pública na região e demonstrou a necessidade de um amparo do estado, para garantir que o consórcio funcione, diante da dificuldade financeira e contratação de especialidades visando suprir a demanda reprimida.

O recém empossado Presidente do Consórcio e prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior, disse para o secretário que se pactuado um convênio com a SES, o consórcio conseguiria atender a demanda existente em algumas áreas importantes, como ortopedia, por exemplo, além de apoiar os municípios no atendimento médico a população.

Augustinho Moro, falou da dificuldade que os consórcios estão encontrando e da dificuldade de manter funcionando os hospitais regionais. Para ele o fortalecimento deste tipo de parceria é um mecanismo importante para melhorar os serviços de saúde publica do estado, com o consórcio cumprindo seu papel. Moro, garantiu recursos mensais da ordem de R$ 25 mil reais, além da contrapartida dos municípios, para serem injetados na contratação de especialidades que possam suprir a necessidade regional por mão de obra especializada na área médica, atendendo assim o pleito feito pelos prefeitos e secretários municipais de saúde.

O Presidente do Consórcio, Francisco Mendes Júnior, disse que o comprometimento do estado, demonstra a sensibilidade do governo com os problemas regionais e que os recursos são fundamentais para a manutenção e melhoria da parceria iniciada no ano passado e que contava com seis municípios, hoje apenas três contribuem efetivamente para a continuidade das atividades que estavam paradas. “Hoje temos R$ 90 mil reais em caixa e com esse aporte do estado, reiniciaremos nossos trabalhos e iremos consolidar essa parceria estado-municipios e iniciativa privada” concluiu ele.

A Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Norte, Alice Aparecida de Paula, informou que a direção do consórcio vai reiniciar os contatos com os prefeitos e buscar ampliar o atendimento com as novas contratações.

Após a reunião, Augustinho Moro, visitou na companhia do chefe do executivo de Diamantino, a construção da unidade de pronto atendimento que está sendo construída pelo estado, no município e com o prefeito de Alto Paraguai, Umbelino Alves de Campos, conheceu a estrutura do Hospital Municipal de Alto Paraguai, que também encontra dificuldades de funcionamento.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293260/visualizar/