Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 13:11

    Imprimir


O vereador Charles Caetano, do PPS, admitiu ontem que a Intercompras, empresa que presta serviço à prefeitura de Várzea Grande e que pertence ao secretário de Governo do município, Garzez Toledo Pizza, pode estar agindo como se fosse uma agência financeira ao disponibilizar empréstimos aos servidores da prefeitura. Isso seria ilegal. A empresa estaria ainda credenciada a cobrar o valor do empréstimo por meio de descontos na folha de pagamento dos servidores municipais.

“Já ouvi falar, nunca vi pessoalmente. Mas o comentário geral na cidade é que faz (empréstimos). É por isso que quero ver os documentos. Se a empresa estiver negociando empréstimos vamos ver se isso é legal até com o Banco Central”, disse o vereador Charles Caetano.

O parlamentar prometera na sessão da semana passada que iria propor uma CPI para investigar as supostas irregularidades no convênio firmado entre a prefeitura e a empresa de Garcez Pizza, um dos principais nomes do secretariado do prefeito da cidade, Murilo Domingos, do PPS.

No entanto, na sessão de ontem à noite, Charles Caetano disse que antes de propor a CPI quer analisar os documentos que contam o histórico do contrato envolvendo a Intercompras e a prefeitura de Várzea Grande.

Durante a sessão apenas dois dos 13 vereadores de Várzea Grande fizeram comentários sobre a Intercompras.

O vereador Ismael Alves, sem partido, defendeu a prefeitura e a empresa do secretário Garcez Pizza. Ele disse que vai juntar os documentos e entregá-los às comissões da Câmara. “Vamos mostrar que o convênio não tem caráter administrativo”.

Já o vereador Charles Caetano, disse que aguarda os papéis para depois se manifestar. “Temos duas situações que podemos seguir: pedir para que o caso seja apurado pela Comissão de Fiscalização e Controle ou, então, se enxergarmos irregularidades, propor a CPI. Por ora, não tenho documentos e nem provas”, disse o parlamentar.

O vereador Ismael Alves disse que “não sabe” se a empresa do secretário Garcez Pizza empresta dinheiro aos funcionários municipais.

Garcez Pizza estava ontem na sessão, mas não quis conversar com a imprensa. “Não há nada de ilegal, mas gostaria de não fazer comentários antes de assistir a sessão”, foi o que disse.

O caso

O secretário Garcez, além de dono da Audic, Assessoria Contábil (Intercompras é o nome fantasia da empresa) é sócio de um empresário que aluga o prédio onde funciona uma das secretarias do município. O vereador Ismael disse que o imóvel é alugado desde 1997, período em que Pizza não integrava o secretariado de Murilo. Garcez Pizza é filiado ao PTB e era secretário de Finanças de Várzea Grande no início da década de 90. Ele é irmão de Juarez Toledo Pizza, que comandou por oito anos a secretaria de Fazenda de Várzea Grande no período em que o município era administrado por Jaime Campos.

A Intercompras presta serviço à prefeitura da seguinte forma: ela disponibiliza um cartão magnético e, com isso, os servidores obtêm créditos no comércio local. A movimentação financeira acerca dos cartões é descontada na folha de pagamento.

Há indícios ainda não confirmados de que a Intercompras empresta dinheiro aos servidores. A empresa de Garcez Pizza estaria cobrando 15% de juro ao mês pelos empréstimos cedidos aos servidores. Negócio garantido à empresa, já que o pagamento das parcelas seria descontado direto na folha dos servidores.

O prédio ocupado pelas secretarias de Meio Ambiente e Esportes é alugado por R$ 4.250 mil. O dono do imóvel se chama Joair Pinho de Souza. Detalhe: Joair é também dono da Audic, empresa que tem como sócio o secretário de Governo da prefeitura de Várzea Grande, Garcez Toledo Pizza.

Outra situação curiosa acerca da empresa de Garcez: documentos da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) indicam que ela deveria estar funcionando no setor I, quadra 15, casa 12, no bairro Tijucal, em Cuiabá.

Ocorre que o escritório da Intercompras funciona é na rua E, quadra 7, casa 11, na Vila Sadia, em Várzea Grande, uns 15 quilômetros de distância do bairro Tijucal.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293494/visualizar/