Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 20 de Junho de 2006 às 14:13

    Imprimir


Eles parecem deliciosas guloseimas. O recheio, porém, pode levar a uma "onda" de vários dias, a problemas psíquicos e até a surtos psicóticos ¿ total descontrole das funções cerebrais com alucinações auditivas e visuais. Estudo do psiquiatra Jorge Jaber e do neurologista Charles André, publicado este mês na revista americana 'CNS Spectrums', especializada em neurociência, alerta para os riscos do consumo da droga misturada, e ingerida, com alimentos.

Para ilustrar o trabalho, a dupla relatou o caso de carioca de 26 anos que, durante uma festa na Zona Sul, comeu brigadeiros recheados com Cannabis sativa. Segundo o psiquiatra, o surto do jovem durou 72 horas. A quantidade de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da maconha, encontrada na urina do paciente foi de 672 mg/ml, sete vezes maior que o de um cigarro da droga.

"Ele deu entrada no serviço de Psquiatria da clínica com um quadro de descontrole emocional paranóico. Ficou neste estado, muito grave e resistente à medicação, por 72 horas", conta Jaber. O rapaz precisou ficar internado por três semanas, mas o tratamento médico se estendeu por um ano. O efeito foi tão devastador, que o rapaz teve até perda de memória. "Foram três meses com uso bastante forte de medicação e um ano tomando remédios", completa.

O especialista explicou que, em algumas pessoas, o efeito da maconha (principalmente se ingerida em grandes quantidades) pode desencadear quadro psicótico sem fim. "A maconha serve como um gatilho. A pessoa não manterá o comportamento delirante, mas ficará obrigada a fazer tratamento permanente", esclarece.

Charles acrescentou que, ao ingerir a maconha em vez de fumá-la, a pessoa expõe o organismo a altos níveis do THC por longo período. Dependendo do metabolismo, a intoxicação pode durar dias. Essa "onda interminável" pode levar aos surtos, como com as anfetaminas.

O caso citado pelos médicos ocorreu há dois anos, mas Jaber se recorda que o jovem, à época, não era usuário de drogas. Na festa, ofereceram os doces sem avisar do 'recheio-surpresa'. Até hoje não se sabe quantos doces ele comeu.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293638/visualizar/