Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 20 de Junho de 2006 às 13:15

    Imprimir


Um estudo feito pelo instituto de pesquisa independente Rand Europe chegou à conclusão de que se este tipo de tratamento fosse oferecido, haveria dezenas de milhares de nascimentos a mais nos próximos anos.

Isso poderia resolver o problema do envelhecimento da população européia.

Estimativas mostram que até 2050 quase um terço da população da Europa terá mais de 65 anos – o maior crescimento ajudaria ainda a estimular a economia destes países.

Investimento a longo prazo

Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, calcularam que enquanto os custos de criar um bebê de proveta são de cerca de 13 mil libras (cerca de R$ 53 mil), cada um deles contribuiria com cerca de 147 mil libras em impostos e seguridade social ao longo da vida.

Os números foram calculados assumindo que eles estudariam até os 19 anos e a partir daí trabalhariam em tempo integral. Também foram levados em conta os gastos com saúde.

Os gastos com o tratamento de fertilização in vitro teriam sido repostos aos 31 anos de idade.

A partir daí, a nova geração ajudaria a diminuir o peso dos custos com a população mais idosa no continente – um problema sério em diversos países, especialmente na Espanha, Itália e República Tcheca.

"O nível de natalidade está abaixo do número necessário para manter a população estável em todos os países da Europa. Ajudar pessoas com problemas de fertilidade a ter filhos não beneficia somente os casais e suas famílias, mas a sociedade como um todo", disse o professor William Ledger, que liderou o estudo de Sheffield.

De acordo com a pesquisa da Rand Europe, os tratamentos de fertilidade gratuitos deveriam fazer parte de um pacote para estimular as pessoas a terem mais filhos, junto com bons benefícios e estabilidade no emprego para as mulheres.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293649/visualizar/