Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Junho de 2006 às 12:54

    Imprimir


Prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá elaboraram uma agenda municipal para o desenvolvimento integrado da região, durante um workshop ontem (19), no Sebrae. A elaboração do documento foi norteada pela palestra do consultor de planejamento estratégico Jorge Lessa, que falou sobre “A Capacidade Municipal de Gestão e Desenvolvimento Integrado do Vale do Rio Cuiabá”. A palestra foi viabilizada através de uma parceria com o Sebrae e o tema foi debatido entre prefeitos, secretários, técnicos das prefeituras e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural - SEDER.

O documento foi construído com base em três pontos: existência de projetos, capacidade de governo e governabilidade. Os gestores focaram as idéias nas oportunidades e não nos problemas. Entre os principais pontos levantados, os prefeitos citaram a necessidade de se realizar um diagnóstico das potencialidades sócio-econômicas dos municípios da região; a viabilização de um projeto unificado para a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo; treinamento para os servidores técnicos; criação da assistência técnica para os pequenos produtores rurais e um pacto político suprapartidário para a região.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, José Aparecido dos Santos, disse que a iniciativa vai contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento dos municípios. “A elaboração da agenda representa um significativo avanço para o planejamento de projetos de desenvolvimento e de integração regional”, assinalou.

Para o prefeito de Rosário Oeste e presidente do Consórcio, Zeno Gonçalves, a criação da Agenda é um novo desafio para os prefeitos do Vale do Rio Cuiabá. “Precisamos aprender a pensar e trabalhar de forma regionalizada”, destacou. Segundo o prefeito o consórcio tem a meta de fazer, ainda em 2006, a primeira compra coletiva. “O novo método de fazer compras vai otimizar tempo, economizar dinheiro e nos dar mais poder de barganha”, explicou.

De acordo com o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, é a primeira vez em Mato Grosso que os prefeitos do Vale do Rio Cuiabá se reúnem para elaborar um diagnóstico dos municípios. “Não podemos medicar sem antes conhecer o paciente. Não podemos mais desenvolver ações isoladas”, destacou.

Palestra - Segundo o consultor Jorge Lessa, os objetivos do workshop foram: mobilizar as lideranças políticas em torno de uma gestão integrada de desenvolvimento da microrregião, formar e consolidar a identidade microrregional e integrar as questões econômicas e sociais utilizando a ferramenta do planejamento. “A gestão surge como a primeira ferramenta”, explica o consultor, completando que dentro do tema gestão os prefeitos devem ter três tipos de visão: a visão de propósito, de desempenho e sistêmica. “Assim compreenderão que o todo é maior do que a soma de suas partes”, detalha. “O trabalho em consórcio como é proposto aqui muda as práticas governamentais de gestão de uma administração pública baseada em recursos para uma administração pública baseada em resultados, metas e indicadores de desempenho”, explica.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293651/visualizar/