Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 20 de Junho de 2006 às 09:50

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação realizou neste final de semana a 3ª Conferência Municipal de Educação Infantil, no Auditório do Centro Integrado de Ensino (CIE), onde contou com a presença da conferencista professora doutora Emília Cipriano, de São Paulo.

O tema da 3ª Conferência Municipal de Educação Infantil foi “Encaminhamento Metodológico de 0 aos 6 anos”, cujo objetivo está em proporcionar reflexões à cerca do fazer pedagógico, sensibilizando a todos os envolvidos de que a aprendizagem ocorre mediante as significações que crianças e adultos experienciam no dia - a –dia, avaliando essas vivências na produção de diferentes conhecimentos e na reconstrução dos mesmos já existentes.

O encontro que começou na sexta-feira (16), abordando o sub-tema: “Pedagogia da Infância: Linguagens, Interações e Significados”, e no dia (17), sábado, no encerramento do encontro, o assunto discutido foi: “Metodologia do Trabalho de Projetos” e “Avaliação: Um olhar sensível sobre o processo”.

Cerca de 450 professores da rede municipal participaram da Conferência, e de acordo com as formadoras Rosely Santos de Almeida e Mirian Alcalde Rezende, este encontro faz parte da política de formação adotada pela Seção de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, comprometida em promover espaços concretos na construção da cidadania.

As crianças da 1ª e 2ª fase do 1º ciclo da Unidade Municipal de Educação Infantil Natália Máximo Lima, abriram a Conferência com uma bela apresentação, cujo tema foi “Abelhinha”.

O Secretário Municipal de Educação, Javert Melo Vieira, pontuou que este encontro é mais uma oportunidade para refletir sobre a educação infantil, e também para que os educadores coloquem em prática os novos subsídios adquiridos. “Durante toda esta gestão, temos observado que a educação em si avançou-se muito e que a mesma é prioridade para a administração Adilton Sachetti (PPS)”, comentou o Secretário de Educação.

A Conferencista, professora doutora Emília Cipriano, ressaltou a importância e o prazer de trabalhar com a rede pública. “É importante conhecer a criança em sua essência sem fragmentá-la, identificar suas necessidades pode representar o nascimento de uma pedagogia da infância que resgate o imaginário e o lúdico em suas verdadeiras dimensões. É um privilégio trabalhar com crianças, principalmente na rede pública, e quem está neste espaço estará marcando vidas para sempre, pois as crianças nos dão evoluções, elas estão o tempo todo vendo nossas atitudes, por isso é necessário que a escola da infância se torne uma escola de convivência, pois trabalhar com crianças é trabalhar em um universo simbólico, e o desafio da educação infantil é pensar no novo sem descartar o velho”, concluiu a Conferencista professora Emilia Cipriano.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293697/visualizar/