Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 20:10

    Imprimir


Os alunos poderão compreender as técnicas para a produção de polvilho doce e azedo, farinha de mesa, biscoitos (biscoito doce de polvilho, sequilhos, rosquinhas de nata e biscoito de vento), pães, bolos e tortas (pão de mandioca, pão de queijo, bolo de mandioca, cuca, torta salgada e chipa de nata), salgadinhos, como coxinha, croquetes, charutinho, bolinho rápido de mandioca, bolinho da folha de mandioca e doces, como bom-bocado, pudim e beijinho.

Além disso, serão abordadas considerações gerais sobre a mandioca (origem, variedades, valor nutritivo e colheita) e cuidados na manipulação de alimentos (higiene pessoal, higiene ambiental, higiene dos vasilhames e segurança no trabalho).

Em Mato Grosso do Sul, assim como no Brasil, além do consumo da própria raiz da mandioca in natura, os produtos derivados da mandioca mais conhecidos são a farinha, da qual se faz a tapioca, ou em pedaços cozidos ou fritos, o amido, o polvilho doce e o azedo, que serve para a preparação de diversas comidas como o pão de queijo. Ela está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia, como o tacacá, a maniçoba e o molho de tucupi. Já no Maranhão são produzidas com a mandioca bebidas destiladas como o cauim e a tiquira. O hábito de utilizar as folhas da planta para alimentação no Brasil só ocorre na região Norte.

Atualmente, a produção de mandioca emprega cerca de um milhão de pessoas. Em 2005, o setor movimentou R$ 4,5 bilhões. Mas a mandioca, hoje, é comercializada com valor inferior a 42% do custo de produção. Além disso, o aumento da produção do milho contribuiu também à queda no preço dos produtos derivados da mandioca.

Os interessados no curso devem se informar no portal do SENAR-AR/MS (www.senarms.org.br). (fonte: Sato Comunicação)





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293776/visualizar/