Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 21:30

    Imprimir


O presidente francês, Jacques Chirac, mostrou hoje ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, sua determinação para que o mecanismo delineado pela União Européia para oferecer ajuda direta aos palestinos seja colocado em andamento "nas próximas semanas".

Em entrevista por telefone, Chirac ressaltou a Abbas que "será possível tomar decisões positivas sobre a ajuda em geral e, em particular, aos funcionários, principalmente no âmbito da saúde", informou o Palácio do Eliseu em comunicado.

Também comemorou pela "dinâmica assim lançada", em referência à decisão tomada ontem em Bruxelas pelo Conselho Europeu a favor de um mecanismo temporário dentro do Quarteto (União Européia, Estados Unidos, Rússia e ONU) para financiar as necessidades básicas da população palestina, evitando passar pelo Governo do Hamas.

Os dois presidentes falaram também sobre a visita do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, esta semana a Paris.

Sobre isso, Chirac confirmou sua posição de "necessidade de um acordo negociado" entre Israel e os palestinos, e a disponibilidade da França para colocar-se à disposição das partes e ajudá-los nesse processo.

Chirac incentivou Abbas em seus esforços para conseguir "um consenso na paz e na segurança", segundo o Palácio do Eliseu.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294133/visualizar/