Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 13 de Junho de 2006 às 03:20
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde realiza, durante os dias 28, 29 e 30 de junho, um fórum regional da Baixada Cuiabana para o fortalecimento e qualificação da gestão regionalizada do SUS em Mato Grosso. O evento, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, no bairro Coohpema, em Cuiabá, é o primeiro de uma série de seis fóruns regionais, realizados em parceria entre o Ministério da Saúde e o Estado de Mato Grosso, visando o estudo do Pacto Pela Saúde2006. Os organizadores contam com a presença de técnicos do Ministério da Saúde no evento.

A coordenadora do Grupo Técnico de Implementação e Operacionalização do Pacto Pela Saúde em Mato Grosso, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes, disse que o objetivo do fórum é apresentar aos municípios, começando com os 11 de abragência do Escritório Regional da Baixada Cuiabana, o Pacto Pela Saúde e o que ele pretende mudar no Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão discutidas medidas para o fortalecimento das Comissões Intergestoras Bipartites (CIBs) e a importância dos Conselhos Municipais de Saúde no processo de renovação do SUS.

“Examinaremos a operacionalização do pacto em seus instrumentos e fluxos de ação bem como nas instâncias da Vigilância em Saúde, da Atenção Integral à Saúde e da Regulação, sempre aplicados às particularidades da região”, prometeu a coordenadora. Todos os diretores dos 16 Escritórios Regionais de Saúde estão convidados a participar do fórum da Baixada Cuiabana.

A coordenadora disse que a série de encontros termina em setembro de 2006 e que, já em março de 2007, será realizada uma primeira avaliação da operacionalização do Pacto Pela Saúde no Estado. Por isso ele ainda precisa ser melhor conhecido e discutido nos municípios. “O Pacto Pela Saúde é, na realidade, uma nova forma de fazer gestão do SUS que tem direção única porém com flexibilidade”, ela explicou. “Nos fóruns regionais estaremos dando ênfase a uma das dimensões do pacto, a do Pacto Pela Vida, abordando às questões: saúde do idoso, controle do câncer do colo do útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento do enfrentamento à doenças emergentes e endemias como a dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção à saúde e o fortalecimento da Atenção Básica”.

Calendário

O segundo fórum regional vai acontecer em Cáceres, de 12 a 14 de julho, atendendo a 22 municípios. A seguir vão acontecer reuniões nas regionais de Tangará da Serra, de 24 a 26 de julho (capacitando a 28 municípios), de Sorriso, de 09 a 11 de agosto (servindo a 32 municípios), de Água Boa, de 29 a 31 de agosto (atendendo a 30 municípios) e de Rondonópolis, que irá de 13 a 15 de setembro (abrangendo a 19 municípios). Os fóruns terão sempre três dias de duração. Os locais ainda estão sendo definidos pelos organizadores dos eventos.

Além dos Escritórios Regionais de Saúde estão sendo convidados, para o evento, secretários municipais de Saúde, conselheiros de Conselhos municipais de Saúde, representantes da Associação Mato-grossense de municípios, prefeitos e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295124/visualizar/