Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Junho de 2006 às 22:40
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A emoção marcou a primeira colação de grau de professores índios em uma universidade específica e diferenciada da América Latina, que ocorreu nesta terça-feira (06) no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Na oportunidade 186 índios de 36 etnias diferentes e 26 línguas faladas receberam o diploma de nível superior nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Matemática e da Natureza e Línguas, Arte e Literatura.

A formatura dessa primeira turma foi considerada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes como um marco para a política indigenista no país. “Com esse evento estamos marcando uma reconciliação da sociedade indígena e a sociedade brasileira pela educação”, afirma.

O reitor da Unemat, Taisir Karim, conferiu o grau aos formandos utilizando um capelo indígena e não o capelo tradicional. O deputado federal Carlos Abicalil lembrou que a utilização do capelo usado na cerimônia demonstra o respeito para com a cultura ancestral dos indígenas.

Taisir Karim disse que agora os índios que concluem o curso superior são filhos da Unemat e vão estar representando a universidade em todo o país.

O governador Blairo Maggi, reafirmou que o seu governo tem compromisso e respeito com os povos indígenas e com a continuidade do projeto do Terceiro Grau, que no ano passado iniciou uma segunda turma e que deve abrir concurso vestibular diferenciado para ingresso da terceira turma de professores indígenas ainda neste ano. O governador também falou da abertura de concurso público para a rede estadual de educação específica para professores indígenas.

Durante a cerimônia, o coordenador do Projeto Terceiro Grau Indígena, professor doutor Elias Januário, foi homenageado pelos acadêmicos e foi batizado como liderança bororo, e também foram apresentadas danças e ritos de diferentes etnias.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296379/visualizar/