Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Junho de 2006 às 06:48
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Os 186 acadêmicos indígenas que colam grau nesta terça-feira (06) no Hotel Fazenda Mato Grosso vão receber, durante a solenidade, o diploma de conclusão de curso superior e o histórico escolar. Essa é a primeira vez que a Universidade do Estado de Mato Grosso entrega durante a colação de grau o diploma para os formandos. A medida visa garantir que os indígenas das diferentes etnias e estados brasileiros não precisem se locomover novamente para retirar a documentação junto à universidade.

Com os diplomas em mãos, os índios também poderão participar do concurso público que o governo de Mato Grosso está realizando para contratação de 80 professores índios com curso superior a fim de serem lotados na Secretaria de Estado de Educação e ministrarem aulas nas escolas estaduais instaladas nas aldeias de Mato Grosso.

Além da entrega dos diplomas durante a colação de grau, outro fato inédito, é que essa é a primeira formatura que a Universidade realiza fora dos municípios onde tem campi universitários instalados. A Unemat possui 11 campi em municípios do interior.

Os acadêmicos indígenas são os primeiros a concluírem um curso superior diferenciado onde as diversidades étnicas e lingüísticas foram respeitadas em toda a América Latina. O projeto Terceiro Grau Indígena de Mato Grosso começou a ser desenvolvido em 2001 e tem uma segunda turma de 100 acadêmicos cursando os cursos de licenciatura nas áreas de Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza.

O projeto é uma iniciativa do governo de Mato Grosso desenvolvido por meio da Universidade do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Fundação Nacional do Índio e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296560/visualizar/