Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 22:20

    Imprimir


Onde Quando Atração Grupo Quanto

Colégio CIN 9h e 15h Fábulas Clowns de Shakespeare (RN) R$ 5,00

Praça Alencastro 10h Gozolândia, uma farsa democrática IVO 60 Grátis

Praça das Bandeiras 15h Romeu e Julieta Teatro Mosaico (MT) Grátis

Releases

I FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE CUIABÁ

“Gozolândia” e “Romeu e Julieta”

invadem praças da cidade

Peças serão encenadas nesta segunda-feira nas Praças Alencastro e das Bandeiras

O grande artista tem de ir onde o povo está... Esse parece ser o lema de boa parte das atrações do I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá. Nesta segunda-feira, a Praça Alencastro via palco às 10h para receber a montagem “Gozolândia, uma farsa democrática”, do grupo paulista IVO 60. À tarde, às 15h, é a vez da Praça das Bandeiras (no Complexo CPA) virar teatro, com a apresentação do “Romeu e Julieta” do Teatro Mosaico, de Cuiabá. As duas atrações são gratuitas.

Em “Gozolândia, uma farsa democrática”, a proposta é discutir a política e, sobretudo, a politicagem, no reino fictício da Gozolândia. Fictício, sim, mas território onde se movem personagens agindo com espantosa (e infeliz) semelhança em relação a práticas recorrentes de muitos políticos brasileiros dos dias atuais. Por isso, o seu sucesso em todo o país. A peça, com direção e narração de Pedro Granato, tem 55 minutos de duração e é uma crítica bem-humorada à democracia brasileira.

Narra a trajetória política de Gozolândia do descobrimento às eleições nos dias atuais. O tema em foco é a campanha de três candidatos à Prefeitura, com o público interagindo pra valer, na medida em que vota no candidato de sua preferência. Depois, para sua decepção, tem a oportunidade de acompanhar o mandato do vitorioso, feito de corrupção, populismo e marketing. A interatividade com a platéia é um dos pontos mais altos.

Já “Romeu e Julieta” traz em cena Sandro Lucose, Celso Gayoso e Daniele Bertoni, numa adaptação bem “mosaico” do clássico de Shakespeare. A história do trágico amor daqueles filhos das famílias rivais Montecchio e Capuleto, da cidade de Verona (Itália), é aqui contada e representada de forma pouco convencional. São atores-bufões que lançam mão de bonecos para dar vida aos personagens do clássico shakespeareano.

Esta é a primeira investida da companhia em uma montagem que utiliza bonecos de manipulação direta em cena e, para tal empreitada, contou com o trabalho de Carlos Gattas Pessoa, o premiado “Carlão dos Bonecos”, para confeccioná-los. A prática representativa aqui utilizada vem desde os tempos medievais, quando o teatro de bonecos encantava as feiras das cidades. A intenção do Mosaico é recuperar essa prática, com a particularidade de que a cena é montada diante da platéia.

O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá começou no dia 3 de junho e prossegue até 10 de junho em Cuiabá. O evento é realizado pelo Teatro Fúria e tem o patrocínio e o apoio institucional do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Saiba Mais – IVO 60

O IVO 60 formou-se em setembro de 2000 com alunos de diversas unidades da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Já se apresentou em diversos palcos da capital paulista bem como em diversas praças e ruas da cidade, além de universidades pelo Brasil afora. E, num reconhecimento pela qualidade e alcance social do seu trabalho, já foi por duas vezes contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro da Prefeitura de São Paulo.

Saiba Mais – Teatro Mosaico

O Teatro Mosaico é uma daquelas companhias cuja força imagética salta à primeira vista. A começar pelas vestes dos artistas e cenários em cores fortes, que têm marcado a trajetória do grupo com mais de uma década de atividades. O Teatro Mosaico já percorreu mais de 15 estados brasileiros e tem recebido o reconhecimento por seu trabalho. Assim aconteceu em suas temporadas no Centro Cultural do Banco do Brasil das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). No fim de 2004, recebeu o prêmio Caravana Funarte de Circulação Brasil Central, que percorreu mais de 8.000 km levando o teatro Brasil afora.

Serviço

O quê: Espetáculo “Gozolândia, uma farsa democrática” (Grupo IVO 60 - SP)

Quando: 05 de junho (segunda-feira), às 10h

Onde: Praça Alencastro

Entrada Franca

O quê: Espetáculo “Romeu e Julieta” (Teatro Mosaico - MT)

Quando: 05 de junho (segunda-feira), às 15h

Onde: Praça das Bandeiras (Complexo CPA)

Entrada Franca

Assessoria de Imprensa do Festival Nacional de Teatro de Cuiabá

MO Arte Mídia - 3622-0872

Marinaldo Custódio – 8123-4581

Raquel Ferreira – 9909-2290

Camila Bini – 8114-9515

I FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE CUIABÁ

“Fábulas” movimenta alunos

do Colégio Isaac Newton (CIN)

As atividades escolares do Colégio Isaac Newton (CIN) serão diferenciadas nesta segunda-feira (5), quando o grupo Clowns de Shakespeare (RN) apresenta o espetáculo infantil “Fábulas”. O evento, que faz parte do I Festival Nacional de Teatro, será realizado às 9h e às15h.

O espetáculo, dirigido por Fernando Yamamoto, tem no elenco Nara Kelly, Rogério Ferraz e Marco França. Esta é a primeira peça infantil produzida e encenada por Clows de Shakespeare. O lançamento ocorreu em janeiro deste ano.

A peça é baseada em fábulas de Esopo e La Fontaine selecionadas por Monteiro Lobato. No palco, elas ganham forma por meio de técnicas de contação de histórias, pelas quais os atores se propõem ao desafio da brincadeira com o corpo, voz, música, ritmos, pausas, personagens, ambiências. Os atores se desfazem de assessórios e lançam-se à missão de criar o jogo teatral utilizando o elemento fundamental do teatro: o próprio corpo.

A idéia de ”Fábulas” é estimular a imaginação das crianças e dos adultos. As histórias incentivam as crianças a pensarem, criarem imagens, cores e formas a partir de seus conhecimentos de mundo e sua própria imaginação. “Acreditamos que o bom espetáculo teatral pode fazer com que as crianças tornem-se espectadores críticos, desenvolvam o gosto estético, interessem-se pela leitura e demais formas artísticas”, afirma a atriz Nara Kelly.

O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá começou no dia 3 de junho e prossegue até 10 de junho em Cuiabá. O evento é realizado pelo Teatro Fúria e tem o patrocínio e o apoio institucional do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Saiba Mais – Clowns de Shakespeare

O grupo é de Natal (RN) e investe em pesquisas teatrais desde 1993, tendo como linha principal do trabalho a comicidade contida na obra do dramaturgo William Shakespeare. O batismo do grupo veio a partir de Manuel Bandeira, que na obra “Poética” contesta a arte puritana e conclama por poesia verdadeira. Essa foi a essência do surgimento do grupo, que se coloca como clown (palhaço) para subverter a lógica do senso comum e criticar pela via do riso.

Serviço

O quê: Apresentação do espetáculo “Fábulas” (Clowns de Shakespeare – RN)

Quando: Segunda-feira (05 de junho), às 9h e às 15h

Onde: Colégio CIN

Quanto: R$ 5,00

Assessoria de Imprensa do Festival Nacional de Teatro de Cuiabá

MO Arte Mídia - 3622-0872

Marinaldo Custódio – 8123-4581

Raquel Ferreira – 9909-2290

Camila Bini – 8114-9515

Debates movimentam I Festival Nacional de Teatro Programação do evento inclui oficinas e palestras com experts em teatro

Discutir as ações do I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá é uma das funções do Ribuliço das Cabeças, que promove seis palestras, cinco oficinas e duas mostras de curtas-metragens. As atividades ocorrerão a partir de segunda-feira (5) e prosseguem até o dia 10, data de encerramento do festival. Podem participar dos eventos pessoas envolvidas com o fazer teatral e a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Estado de Cultura a partir da doação de 1 quilo de alimento não-perecível.

Embora o I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá inicie neste dia 3, o Ribuliço das Cabeças já atuava com oficinas nesta última semana (de 29 a 3), que contou com a participação de profissionais e público locais.

Nesta nova etapa, o Ribuliço das Cabeças contará com presença de palestrantes importantes no contexto das artes, como o Assessor Técnico em Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc-RJ, Sidney Cruz; o diretor do grupo Nós do Morro (RJ), Guti Fraga; o coordenador de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Carlinhos Ferreira; o diretor do Teatro Ladrão de Brasília, Márcio Menezes; o diretor do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões (SP), Aimar Labaki; e Enos Almeida, curador e gestor do projeto Palco Giratório e coordenador do Sesc Roraima.

As palestras ocorrerão no decorrer da semana com temas que vão de cooperativas de teatro a descentralização do teatro, passando por financiamento.

Já as oficinas serão ministradas pelo ator Luciano Caldas, da Cia Municipal Alice Dias; a atriz Evelyn Ligocki, do Rio Grande do Sul; o ator carioca Álvaro Assad; Enos Almeida; e pelos atores Juliana Notari e Fábio Superbói. Nesta bateria, são propostas as oficinas “Humor no Silêncio”, “Experimentos em Dramaturgia de Ator”, “Derrubando Celas: a Linguagem Cênica na Integração Social” e “Bonecos, Bichos e Criaturas”.

A mostra de curtas-metragens, intitulada Curta o Debate, ocorrerá no dia 8 de junho com a apresentação dos vídeos “Simetria: De que Lado Você Está”, de Luciano Caldas; e “De Dentro pra Fora”, com direção e roteiro de Bruno Bini (MT). O evento será no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Minsc), a partir das 16h, e terá como mediador o cineasta Amaury Tangará, da Cia D´Artes do Brasil (MT).

O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá começou no dia 3 de junho e prossegue até 10 de junho em Cuiabá. O evento é realizado pelo Teatro Fúria e tem o patrocínio e o apoio institucional do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a Programação – Palestras

Ribuliço 1 Território Cultural: ação cooperativada de artistas autônomos nas cidades em ebulição cultural

Sidnei Cruz Sesc Nacional / RJ

Data 5/6

Horário 9h

Local Cinema do Sesc Arsenal

Ribuliço 2 Diversidade e Descentralização: a realidade no teatro nacional

Guti Fraga Nós do Morro/RJ

Data 6/6

Horário 9h

Local Cinema do Sesc Arsenal

Ribuliço 3 Diversidade e Descentralização: outras possibilidades no teatro em Mato Grosso

Carlos Ferreira Secretaria de Estado de Cultura/MT

Data 7/6

Horário 9h

Local Cinema do Sesc Arsenal

Ribuliço 4 Possibilidades de Criação de uma Cooperativa de Teatro em Mato Grosso

Márcio Menezes Cia. Teatro Ladrão/DF

Data 8/6

Horário 9h

Local Cinema do Sesc Arsenal

Ribuliço 5 Financiamento Público da Arte e do Entretenimento

Aimar Labaki Parlapatões, Patifes e Paspalhões/SP

Data 9/6

Horário 9h

Local Cinema do Sesc Arsenal

Ribuliço 6 Panorama das Artes Cênicas através da Ótica do Palco Giratório do Sesc Nacional

Enos Almeida Sesc Roraima

Data 10/6

Horário 9h

Local MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

Confira a Programação – Oficinas

Oficina Humor no Silêncio

Facilitador Álvaro Assad Ator (RJ)

Data 5, 6 e 7/6

Horário das 8h às 11h

Local Centro de Cultura Casa Cuiabana

Oficina Experimentos em Dramaturgia de Ator

Facilitador Evelyn Ligocki (RS) – atriz

Data 5, 6 e 7/6

Horário das 14h às 18h

Local Centro de Cultura Casa Cuiabana

Oficina Derrubando Celas: A linguagem Cênica na Reintegração Social

Facilitador Luciano Caldas (GO) - ator

Data 9/6

Horário das 18h às 22h

Local Palácio da Instrução

Oficina Bonecos, Bichos e Criaturas

Facilitador Juliana Notari e Fabio Superbói (SP) - atores

Data 10/6

Horário das 8h às 13h

Local Espaço Cultural Silva Freire





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297198/visualizar/