Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 20:30
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O coordenador do programa MT Regional, do Governo do Estado, Neurilan Fraga, representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o diretor da Barraalcool, Sílvio Rangel, discutem nesta sexta-feira (02.06), com produtores e lideranças empresariais, a partir das 17 horas, na Escola Duílio Ribeiro, em Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá), a implantação da cultura do pinhão manso no Médio-Norte do Estado como alternativa econômica do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental da Bacia do Alto Paraguai. O consórcio contempla 13 Municípios da região.

O evento será coordenado pelo prefeito de Arenapólis, Rogaciano Sampaio Filho (PP), um dos incentivadores desta cadeia produtiva. A proposta, após estudos e avaliação técnica, é utilizar a oleaginosa para produção de biodiesel, cuja produção dos agricultores será adquirida pela Barraalcool, ‘empresa âncora da região’, parceira da iniciativa idealizada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Neste sábado, a partir das 9 horas, no Distrito Capão Verde, em Alto Paraguai (218 km a Médio-Norte de Cuiabá), pequenos agricultores e lideranças participam de encontro que irá discutir o mesmo tema, com apresentação de palestras. “Estamos tratando esse assunto com muito cuidado e cautela, com busca de mais informações sobre o pinhão manso, para que as coisas aconteçam sem riscos”, disse Neurilan Fraga, citando que as pesquisas sobre esta cultura estão sendo tocadas no Estado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O consórcio do Alto Rio Paraguai é formado pelos Municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Santo Afonso, Nova Marilândia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra, São José do Rio Claro e Campo Novo dos Parecis.

Na região, os prefeitos já definiram a implantação das cadeias produtivas da pecuária de leite, seringueira, frango de corte, abacaxi e ovinocultura. O Governo do Estado está apoiando o cultivo do pinhão manso, uma planta com excelente potencial para produção de biocombustível para fomentar a agricultura familiar. Planta desconhecida pela maioria da população mato-grossense, o pinhão manso concentra em seus frutos até 40% de óleo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297205/visualizar/