Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 07:12
Por: Carlos Marchi

    Imprimir


O presidente Lula tinha boas razões quando desafiou a oposição a mostrar, na campanha eleitoral, depoimentos nas CPIs dos escândalos: a quatro meses das eleições, segundo pesquisa Ibope feita para a TV Globo e divulgada ontem no Jornal Nacional, ele tem 48% contra 18% do pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) no cenário com candidato do PMDB e 48% a 19%, sem ele. Venceria no primeiro turno nos dois cenários sugeridos.

Na simulação de segundo turno - que matematicamente não ocorreria, já que Lula ganharia no primeiro -, o presidente mais uma vez venceria por 53% a 31%. Embora tecnicamente as duas pesquisas não sejam comparáveis - a atual tem o senador Pedro Simon (RS) como candidato do PMDB, enquanto a anterior tinha outros nomes -, na rodada CNI/Ibope de março Lula batia Alckmin num hipotético segundo turno por 49% a 31%.

Nessa pesquisa Ibope de março, Lula vencia Alckmin por 43% a 19%, na lista com o ex-governador Anthony Garotinho, e por 46% a 22%, na lista com o governador Germano Rigotto (RS), como candidatos do PMDB.

Ainda valendo a ressalva de que as comparações entre as duas pesquisas não têm precisão técnica, a nova pesquisa parece indicar uma relativa estabilidade nos números de Lula e Alckmin, com ligeira tendência de alta no porcentual de votos de Lula. A pesquisa anterior, feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria, foi a última do Ibope em que as simulações de primeiro turno ainda incluíram o ex-prefeito José Serra, que depois assumiria a candidatura do PSDB ao governo de São Paulo. Nela, Lula ganharia de Serra no primeiro turno por 40% a 31%, no cenário que tinha Garotinho como candidato, e por 42% a 35%, sem ele.

Na pesquisa de março, nas simulações de segundo turno, Lula venceria Serra por 44% a 40% e bateria Alckmin por 49% a 31%. Nela, a maioria dos eleitores (60%) afirmou que o principal atributo para um presidente era "ser honesto", "ser competente" (40%) e "conhecer bem os problemas do Brasil" (39%).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297368/visualizar/