Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 31 de Maio de 2006 às 09:44

    Imprimir


As autoridades do Vietnã despediram o diretor-geral do Centro Meteorológico Nacional, Le Cong Thanh, responsabilizado por não informar a tempo a mudança na trajetória de um tufão que afetou o país e causou cerca de 200 mortes.

O diretor havia emitido um comunicado de advertência sobre o tufão Chanchu em meados de maio. Mas só um dia depois das outras agências da região. O resultado foi que o tufão surpreendeu em alto mar centenas de pescadores.

Thanh, que recebeu fortes críticas da imprensa local e dos parentes das vítimas, lamentou o incidente. Mas se recusou a aceitar qualquer responsabilidade pelos prognósticos meteorológicos. Para ele, a agência fez o seu trabalho o melhor que pôde, levando em conta os meios de que dispõe.

O tufão Chanchu, que entrou no mar da China Meridional no dia 9 de maio, seguia para o oeste, em direção à região central do Vietnã.

Mas, ao se aproximar da costa do país, dia 15, mudou de rota e foi para o norte, o que surpreendeu centenas de pescadores.

Os críticos observaram que outras agências meteorológicas internacionais anunciaram corretamente a mudança no rumo do tufão com um dia de adiantamento.

Segundo as autoridades, foram encontrados os corpos de 30 pescadores. Outros 180 continuam desaparecidos desde meados do mês, quando passou o tufão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297774/visualizar/