Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 11:08

    Imprimir


A construção das Agendas 21 Locais no extremo norte de Mato Grosso está mobilizando vários municípios da região. Durante o mês de maio dois municípios do Portal da Amazônia, Carlinda e Marcelândia, começaram a organizar suas atividades de mobilização comunitária e composição dos fóruns com representação da sociedade civil para acompanhar os projetos.

Em Marcelândia dois eventos já marcaram publicamente o início das atividades, o lançamento oficial do projeto na festa de aniversário do município no dia 13 e a constituição do Fórum da Agenda 21 na última sexta-feira, dia 26. Reunindo mais de 300 pessoas no Clube da Melhor Idade, a coordenação do projeto apresentou à população as entidades parceiras e os 42 membros que comporão o fórum.

Segundo a coordenadora e secretária de Planejamento do município Sirleni Juliani, o trabalho de envolvimento dos diferentes setores do poder público e sociedade civil já vem sendo feito desde antes do projeto, com as discussões do Plano Plurianual Participativo de Marcelândia. “As pessoas nos vêem com muita seriedade e nunca paramos de conversar sobre os problemas da comunidade”, relata.

O desafio do município agora é conseguir manter o fórum mobilizado para acompanhar as ações do projeto e difundir os encaminhamentos e discussões nos vários segmentos da sociedade que estarão representando. Marcelândia foi contemplada com o edital 03/2005, do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e terá 18 meses para elaborar um Plano de Desenvolvimento Sustentável, baseado na construção da Agenda 21, além do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico e o Plano Diretor Participativo. Nas próximas semanas os membros do Fórum deverão se reunir para discutir seu regimento interno e realizar uma sessão de estudos sobre o projeto e os principais conceitos envolvidos.

Carlinda vai realizar capacitação em junho

Depois de organizar uma reunião de trabalho com os parceiros do projeto no último dia 25, os membros já indicados para comporem o Fórum da Agenda 21 de Carlinda vão passar por uma capacitação sobre o projeto entre os dias 7 e 8 de junho. A atividade vai envolver também o secretariado municipal e os vereadores, além de representantes das instituições parceiras.

Apesar de desenvolver um processo muito semelhante à Marcelândia, o município Carlinda tem uma situação um pouco diferente em seu projeto de construção da sua Agenda 21 Local, que foi aprovado em 2003 pelo FNMA, mas conveniado apenas no início deste ano. O projeto prevê também a elaboração de um Plano de Intervenção em Áreas Alteradas. Além disso, no ano passado o município teve aprovado o projeto de desenvolvimento do Plano Diretor Participativo, que deverá aproveitar a realização do diagnóstico da situação global do município já previsto na Agenda 21, mas cujo recurso ainda não foi liberado pelo Fundo. Mesmo assim, a coordenadora da Agenda 21 de Carlinda Rozângela Cristina de Oliveira vai começar a mobilização da população para a participação nos dois projetos.

Além destes dois municípios, Alta Floresta e Paranaíta também estão trabalhando na construção de suas Agenda 21 Locais. Terra Nova do Norte e Novo Mundo tiveram os projetos aprovados no ano passado pelo FNMA mas ainda não assinaram o convênio para liberação de recursos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297998/visualizar/