Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Maio de 2006 às 03:40
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso mais uma vez será representado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), empresários do trade, operadores e agentes de viagens no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que começa na próxima sexta-feira, 2 de junho, em São Paulo. O evento, em sua segunda edição, é organizado pelo Ministério do Turismo e foi criado como estratégia para impulsionar o Programa de Regionalização do Turismo. Até o dia 6, os 26 estados mais o Distrito Federal apresentarão no ExpoCenter Norte, na capital paulista, 87 novos roteiros, dos quais, três serão levados por Mato Grosso.

No ano passado, entre 1° e 5 de junho, o Salão do Turismo levou 108 mil pessoas aos pavilhões do ExpoCenter Norte onde foram apresentados nos estandes 451 roteiros e 134 regiões turísticas localizadas em 959 municípios. O público presente incluiu 17 mil profissionais do turismo e 9,2 mil expositores. O Programa de Regionalização do Turismo foi lançado pelo Governo Federal em abril de 2004 como forma de incentivar o turismo interno.

Na primeira edição, Mato Grosso apresentou cinco roteiros divididos em quatro pólos (Amazônia, Araguaia, Pantanal e Cerrado). A abertura do salão contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Antes da cerimônia, um dos estandes visitados por Lula foi o de Mato Grosso, ocasião em que o presidente e a primeira-dama, Marisa Letícia, experimentaram o kanjinjin, bebida típica de Vila Bela da Santíssima Trindade, feita à base de ervas.

No Salão do Turismo 2006, a Sedtur irá apresentar oficialmente três roteiros na Rodada de Negócios: o Roteiro do Pantanal à Amazônia, o Roteiro Xingu e o Roteiro Travessia do Pantanal. Além destes, serão apresentados no estande de Mato Grosso mais cinco roteiros: Rota das Águas Termais e Aventura; Roteiro Chapada dos Guimarães e Serra do Roncador; Roteiro de Negócios e Aventura; Roteiro do Pantanal Pacífico; e Roteiro Caminhos de Rondon no Chapadão do Parecis. Destes roteiros, a rota do Pantanal Pacífico está em formatação. A proposta é oferecer um destino inusitado, passando por Mato Grosso, Bolívia, Peru e Chile.

Já o Roteiro Xingu, além de inédito, é de grande alcance social por criar perspectivas de uma vida mais digna para as comunidades indígenas. “Estamos oferecendo um roteiro diferenciado, integrando brancos e índios”, diz a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis. O roteiro dura quatro dias. Os turistas são recebidos por índios das etnias Waurá e Trumai em uma área vizinha ao Parque Nacional do Xingu. No local, eles assistem danças, rituais e conhecem histórias e lendas indígenas.

A aldeia foi construída exclusivamente para atender os turistas em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) no município de Feliz Natal (536 km ao Norte de Cuiabá). Os próprios índios criaram a Associação Puwira Wenw para desenvolver projetos com turismo indígena. O maior fluxo de turistas ocorre entre maio e setembro. Na área, os turistas vivenciam o cotidiano das aldeias. Podem fazer trilhas orientados por um cacique, comer peixe e biju (feito de massa de tapioca ou mandioca). Os índios mostram também como pescar com arco e flecha. Quem quiser pode pernoitar um dia na aldeia e experimentar como é dormir em uma rede.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298109/visualizar/