Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 08:21

    Imprimir


O número de pessoas mortas pelo vírus H5N1 da gripe aviária na Indonésia subiu hoje para 34, depois que as análises das cinco últimas amostras enviadas a um laboratório de Hong Kong, homologado pela OMS, deram resultado positivo. O diretor-geral do departamento de controle de doenças infecciosas do Ministério indonésio de Saúde, Nyoman Kandun, informou à imprensa em Jacarta que o laboratório de Hong Kong confirmou a presença do H5N1 nas amostras das cinco pessoas.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tinha incluído quatro dos cinco afetados em sua lista oficial como casos comunicados pelas autoridades indonésias e só faltava o resultado dos testes de uma menina de dez anos, que morreu esta semana.

Especialistas da OMS averiguam com especial atenção o caso de seis pessoas de uma mesma família, que morreram por causa da gripe aviária neste mês na ilha de Sumatra. O caso pode tratar-se de uma mutação do vírus ou de uma transmissão de pessoa a pessoa.

A OMS suspeita que, pela primeira vez, houve dois casos de contágio de pessoa a pessoa, porque a diferença de tempo entre a morte da primeira infectada, em 4 de maio, e da última, no dia 22, dificulta a hipótese de que a fonte original do vírus tenha sido a mesma.

No entanto, as análises genéticas não mostraram uma mutação significativa do vírus.

Desde o fim de 2003, a OMS contabilizou 218 casos de gripe aviária em humanos em dez países, dos quais mais da metade foram mortais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298652/visualizar/