Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 23:20
Por: Lygia Lima

    Imprimir


As provas da Olimpíada da Matemática coordenada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que seriam realizadas nesta sexta-feira (26.05) em 10 cidades do Estado foram adiadas para a próxima semana (02/06), por problemas com a impressão das provas. Cerca de 35 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio se inscreveram na 3ª Olimpíada.

O objetivo da competição é estimular a aprendizagem da matemática e garantir uma qualificação dos professores da área. A Olimpíada da Matemática começou a ser realizada pela Unemat em 2004 com uma participação de 3.300 estudantes, no ano passado, foram 14.400 inscritos, e em 2006 o número supera os 34.500 participantes.

As provas da primeira etapa da Olimpíada serão aplicadas em escolas de Cáceres, Barra do Bugres, Colíder, Alto Araguaia, Sinop, Sorriso, Comodoro, Juara, Vila Rica e Nobres. Após a correção dessas provas serão classificados os 50 melhores alunos de cada escola em cada um dos três níveis - sendo o nível 1 (estudantes de 5ª e 6ª), nível 2 (estudantes de 7ª e 8ª) e nível 3 (estudantes do Ensino Médio) - para a segunda fase da Olimpíada. Nessa etapa os alunos participam de uma prova dissertativa a ser realizada em um único local em cada município onde os 50 melhores de cada nível serão selecionados para participarem da terceira fase que também consiste em prova dissertativa e que tem a finalidade classificatória.

Em cada município participante 150 alunos são premiados com camisetas e os primeiros colocados recebem também medalhas. “Como ocorrem parcerias com municípios, há casos em que são ofertadas também outras premiações para os estudantes, mas nosso principal objetivo é estimular o aprendizado da matemática e prestar uma assessoria para os professores na área no sentido de garantir um ensino de melhor qualidade”, explica o diretor da Faculdade de Ciências Exatas da Unemat, Miguel Tadayuki Koga.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298905/visualizar/