Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 21:10

    Imprimir


O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcos Henrique Machado, disse agora a pouco, em entrevista coletiva, que a realização do 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas –FOREST 2006- no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, correspondeu às expectativas dos organizadores e da própria Sema, uma vez que “foi uma boa oportunidade para recebermos sugestões, propostas e críticas construtivas das ações que estamos desenvolvendo no Estado e, ao mesmo tempo, conhecer outras que podem ser adequadas à realidade de Mato Grosso”.

No entanto, para Machado, o ganho mais importante foi a assinatura dos Decretos 7.615, no dia 22 de maio, na solenidade de abertura do Forest 2006, instituindo o “Prêmio de Produção Científica Gente Pantaneira”, que tem como objetivo principal dar apoio e fomentar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no Pantanal Mato-grossense e Decreto 7.616, que institui a Gestão do Pantanal, além da realização do Seminário de Resíduos Sólidos, que discutiu, entre outras coisas, a instituição de uma parceria intermunicipal para unificar ações em torno da coleta seletiva de resíduos em Mato Grosso.

Como resultado disso, foi criado nesta quinta-feira (25.05), Dia da Indústria, o Fórum MT+20 que visa instituir a cultura da reciclagem no Estado. Aliás, segundo Marcos Machado, isso já vem ocorrendo uma vez que já estão se instalando em Mato Grosso indústrias que já vão iniciar suas atividades tendo o Termo de Referência na questão da reciclagem de resíduos. “O meio ambiente hoje, ao contrário do que muita gente pensa, não representa gasto, mas sim, investimento, já que a cultura mundial nesse sentido está mudando e os principais clientes dos nossos produtos já exigem uma postura diferente das nossas empresas em torno da questão ambiental. Quem não se adequar, com certeza, vai estar fora do mercado internacional”, revelou o secretário.

Marcos Machado coordena, até o final da tarde desta quinta-feira, a Mesa Redonda 9 – “Políticas Governamentais Estaduais Direcionadas às Questões Ambientais e Florestais”, onde será apresentada a primeira versão do Decreto 7.616, que institui uma proposta de gestão do Pantanal e que será encaminha para apreciação da Assembléia Legislativa nos próximos dias.

Organização

A representante do Instituto Biosfera, responsável pela realização do Forest 2006, Eliana Motta, lamentou a ausência de vários conferencistas, motivada pela pane no sistema de controle de vôos no Aeroporto Marechal Rondon no último final de semana e destacou que a realização do evento só foi possível graças ao apoio total do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Sem isso seria impossível fazer um evento de tamanha magnitude, apesar dos contratempos, os resultados são satisfatórios. Foi muito importante termos a oportunidade de mostrar para as pessoas que vêm de fora as soluções que estão sendo dadas e os resultados que estão sendo colhidos pelo Estado na questão ambiental”, disse ela.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298911/visualizar/