Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 13:41

    Imprimir


Pinhão, quentão, pipoca, maçã do amor, tapióca, pé-de-moleque, fogueira, quadrilha e casamento caipira. Isso lembra algo familiar? Sim, o mês de junho está chegando e com ele iniciam também as festas caipiras, que são tradicionais em Nova Mutum.

No ano em que não vai haver exposição agropecuária, são as festas maínas, juninas e julinas que devem divertir pessoas de todas as idades e movimentar as noites frias que serão registradas nos próximos meses.

A primeira festa caipira de Nova Mutum está programada para amanhã, sexta-feira, dia 26. Será na Escola Municipal Tancredo Neves, no Bairro Jardim. No sábado, dia 27 é a vez da Escola Municipal Cecília Meireles, do Bairro Parque do Sol. O início das atividades está previsto para as 19h e faz parte da programação também apresentações artísticas e danças. Além destas, outras festas já tem data programada. Confira:

03/06 - Comunidade Nossa Senhora Aparecida

10/06 - Escola CNEC

14/06 - Escola Municipal Caminhos do Saber

17/06 - Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade

17/06 - Faculdade Municipal de Nova Mutum – FAMUNM

24/06 - APAE/Escola Especial Sonho e Esperança

30/06 - Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social

01 e 02/07 – APUB – Associação dos Funcionários Públicos

08/06 - Escola Estadual José Aparecido Ribeiro

História - As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem esteve influenciada de festas bárbaras e pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas, etc. Ao passar do tempo foram as festividades tomando um cunho religioso e apresentação de tradições locais, influenciada pelas lendas e hábitos.

A festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho). Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298970/visualizar/