Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 24 de Maio de 2006 às 13:06
Por: André Michellis Carvalho

    Imprimir


O Sistema de Monitoramento de Riscos da Pecuária (Check Up Tool), desenvolvido numa parceria entre o Centro de Processamento de Dados

de Mato Grosso (Cepromat) e Módulo Security, está entre os finalistas na categoria Projetos, do 9º Prêmio de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos. A premiação acontece durante o 12º Congresso Nacional de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP 2006), que será realizado nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, em São Paulo. O sistema visa proteger o rebanho mato-grossense da febre aftosa.

O Prêmio CONIP 2006 tem como objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como ONG's e fundações que contribuem para o fortalecimento da gestão pública. O Comitê Gestor e Conselho Consultivo do CONIP avaliam a abrangência e utilidade pública do projeto, além do desempenho da aplicação. Projetos do Brasil inteiro estão concorrendo.

O sistema apresentado pelo Cepromat já está sendo aplicado no Estado, através do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e é pioneiro no Brasil. Fiscais percorrem propriedades rurais, localizadas em regiões de fronteira, coletando dados para o sistema gerenciamento de riscos (Check Up Tool). Com a análise das áreas, será criada uma certificação de qualidade, por instituto mundial, para valorizar as propriedades que seguirem as regras de controle.

Segundo o presidente do Cepromat, Adriano Niehues, a tendência é que apenas as propriedades com selo de qualidade consigam atingir os mercados mais lucrativos e exigentes. “Vou defender este projeto no CONIP e creio que merece vencer; é um sistema pioneiro que vai servir de modelo para o resto do país. Mato Grosso ganha muito com isso”, avalia.

Para o Gerente de Relacionamento e Mercado do Cepromat, Renato Miguéis Olavarria Filho, estar entre os finalistas de um prêmio nacional importante como este é fundamental para a empresa. “Isso nos credencia cada vez mais como gestores da informação e tecnologia da informação do Estado; nos dá certeza de que estamos oferecendo um serviço de qualidade aos nossos clientes e ao contribuinte, garantindo o aumento de produtividade do setor”, finaliza.

O sistema analisará 570 propriedades em MT. O número corresponde a 5% dos estabelecimentos localizados em áreas de risco. Ao todo, existem 110 mil propriedades cadastradas no Estado. O percentual é referência de probabilidade estatística para abordagem epidemiológica. O método indicará qual o risco de contaminação apresentado por todas as regiões do Estado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299038/visualizar/