Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Maio de 2006 às 17:46
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Os professores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino estão recebendo qualificação por meio do projeto Fazendo Escola. O curso teve início nesta segunda-feira (22.05) e está sendo realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso. Esta ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A capacitação vai até sexta-feira (26.05) e está sendo oferecida a 293 professores e coordenadores de Escolas Estaduais de treze municípios que estão abaixo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), beneficiando 4.885 alunos.

Além da qualificação dos professores, outros planos de ações serão desenvolvidos em 2006 nas escolas que atendem EJA. Entre eles destaca-se o repasse de gêneros alimentícios; aquisição de 4. 885 kit’s de materiais pedagógicos para alunos e professores; acervo de bibliotecas para as escolas; e implantação do projeto sala do professor para educação continuada. O recurso previsto para este ano é de R$ 1,48 milhões.

Conforme a coordenadora do projeto e gestora educacional da Seduc, Osvana Maria Grisólia Cassiano, “a qualificação vai oferecer ao professor a possibilidade de trabalhar melhor com os alunos de EJA, aumentando a qualidade de ensino nas escolas”.

Os municípios mato-grossenses que estão abaixo do IDH são: Barra do Bugres, Acorizal, Jangada, Pedra Preta, Nova Olímpia, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Poconé, Porto Alegre do Norte, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rio Branco. Além destes, Cuiabá, que, apesar de não estar na lista de municípios abaixo do IDH, possui uma grande demanda na procura por EJA, e por isso será contemplado.

De acordo o gerente de Políticas Curriculares da Seduc, Suelme Evangelista Fernandes, a escola tem que oferecer “um modelo educacional que crie situações pedagógicas satisfatórias para atender às necessidades de aprendizagem específicas de alunos jovens e adultos. É com esta finalidade que foi criado o programa Fazendo Escola”.

Participaram da abertura do evento, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Laídes Mendieta; a chefe de gabinete da Seduc, Ana Virgínia; a superintendente da Formação da Seduc, Mônica Agripina Botelho de Oliveira, e a superintendente adjunta da Formação, Zilda Fernandes.

EJA – É uma modalidade de ensino da educação básica para o atendimento e escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e médio, com idade superior a 14 e 17 anos respectivamente. Tem como objetivo promover a inclusão social e a inserção no mercado dos que não tiveram acesso à educação na idade própria e proporcionar condições para que essa parte da população construa sua cidadania e possa ter acesso à qualificação profissional e aumentar as taxas de escolarização.

Projeto Fazendo Escola – Criado em 2003 pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), desenvolve por meio da Seduc, o programa de apoio aos sistemas de ensino que atendem a EJA. O projeto tem o objetivo de repassar recursos financeiros aos Estados e Municípios que apresentam IDH baixo ou igual a 0,500%. Esse repasse é calculado multiplicando o valor de R$ 250 pelo número de alunos da educação.

Além da renda, o IDH é formado pelos indicadores de longevidade de uma população e de grau de maturidade educacional, que é avaliado pela taxa de alfabetização de adultos e pela taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299195/visualizar/