Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Maio de 2006 às 15:35

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e a primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, receberam na manhã desta terça-feira (23.05) o cortejo da Bandeira do Senhor Divino Espírito Santo e seus festeiros, na antiga Casa dos Governadores, atual sede da MT Fomento, centro de Cuiabá.

A cerimônia tradicional religiosa se realiza desde a Monarquia e consiste na celebração da missa na Catedral Metropolitana pelos fiéis condutores da Bandeira e, em seguida, uma procissão pelas ruas centrais da Capital até culminar com a chegada na Residência dos Governadores. Ali, os fiéis colocam a Bandeira, a Coroa, o Cedro e os Pães num altar preparado especialmente para a ocasião. Em seguida, o governador e todos os convidados se serviram do tradicional “Chá com Bolo” cuiabano.

No local, o governador ouviu as palavras do padre Antônio Edseu da Silva, pároco da catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e logo depois distribuiu os pães aos presentes que simbolizam a fartura, a amizade e a devoção a Deus, na figura simbólica da terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

“Eu já participo pelo quarto ano consecutivo dessa cerimônia, que é uma importante e tradicional manifestação cultural do povo cuiabano, que ressalta nela o seu espírito extremamente religioso”, destacou o governador.

Para o padre Antonio Edseu, a presença do governador Blairo Maggi e da primeira-dama na cerimônia foi muito bem vinda. “A presença das autoridades contribui para a preservação da tradição e da cultura mato-grossenses, que estão se perdendo ao longo dos anos, e servem então como incentivo para que as novas gerações dêem continuidade a essa tradição”, opinou o religioso.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, “a presença do governador e a primeira-dama na cerimônia é uma forma de valorizar a cultura de raiz, exatamente num bem tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural (referindo-se ao prédio) e uma maneira de divulgar a tradição da Festa do Senhor Divino Espírito Santo de forma carinhosa”, salientou o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, também presente no evento.

Participaram da cerimônia animada pela banda Municipal de Cuiabá, com execução de músicas tradicionais do cancioneiro popular cuiabano, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ex-governador de Mato Grosso, Júlio José de Campos, os secretários, Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação Geral), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), José Carlos Dias (Comunicação Social), Orestes Oliveira (Casa Militar), o secretário-Adjunto de Cultura, Manoel Antonio Garcia Palma (Toco Palma), o secretário-Adjunto de Infra-estrutura, Joaquim Curvo de Arruda, o presidente da MT Fomento, Eder Dias de Moraes, os deputados estaduais, Carlos Brito e Joaquim Sucena, além de outras autoridades.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299227/visualizar/