Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 23 de Maio de 2006 às 03:40
Por: André Xavier

    Imprimir


Dentre todos os municípios dos Estados do Acre, Pará e os quatro da região Noroeste e 16 da região Norte de Mato Grosso, o de Guarantã do Norte (715 Km ao Norte de Cuiabá) é considerado exemplo de resultado positivo para o país na redução de focos de queimadas, pelos dados do Programa de Prevenção e Controle dos Incêndios na Floresta Amazônica do projeto Cooperação Itália-Brasil.

A informação é da especialista em Educação Ambiental e coordenadora do projeto no escritório Norte de Alta Floresta, Marília Carnhelutti. Segundo ela, que também é diretora da organização não-governamental Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, o município conseguiu reduzir em 83% os focos de queimadas desde o ano de 2000, quando foi realizado o trabalho de orientação do "Projeto Fogo", como é chamado o programa de prevenção.

Para ela, esses dados demonstram que o programa dá certo e que é possível reduzir os focos. “É um número surpreendente os de Guarantã do Norte, município campeão na redução de focos, e mostra que é possível reduzir os focos, com unidades demonstrativas, educação ambiental, capacitação e orientação”, enfatizou.

Em relação à receptividade do trabalho nos municípios, já que ele é feito com todos os segmentos sociais, ela disse que é positiva, pois o resultado das queimadas acaba afetando não só o meio ambiente, mas principalmente a saúde humana. Marília Carnhelutti assinalou ainda que outra vantagem do trabalho de orientação é o custo.

“Um dos fatores mais importantes na redução dos focos de Guarantã é que a redução vem se mantendo desde lá e não teve custo nenhum para ninguém, quando o combate aos focos custa caríssimo aos governos. Isso é um exemplo positivo e concreto de nosso trabalho, que agora ganha mais um reforço do Governo do Estado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica assinado hoje ”, afirmou.

A coordenadora observou que a equipe que trabalha com o programa é composta por dois biólogos, uma engenheira florestal, um agrônomo e conta com uma consultoria do professor Jurandir Melado, considerado um dos maiores conhecedores de manejo sustentável de pastagens sem uso de fogo do país.

Marília Carnhelutti participa nesta terça-feira da mesa-redonda "Queimadas e Incêndios nas Florestas Tropicais: Formas de Prevenção e Controle", e destacou o interesse do Governo do Estado em oferecer a infra-estrutura no Termo de Cooperação.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299401/visualizar/