Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 09:00

    Imprimir


O movimento Fatah nega que tenha criado uma nova milícia para proteger-se da nova força de segurança do Hamas, afirmou hoje seu porta-voz na Faixa de Gaza. "A postura oficial do Fatah não apóia a formação de uma força fora dos três organismos de segurança que já existem", disse Maher Mekdad em declarações à emissora oficial "A Voz da Palestina".

Trata-se de uma resposta a uma entrevista coletiva convocada ontem na qual um homem, que se identificou como Abu Jihad e membro do Fatah, anunciou a criação de uma nova milícia com 2 mil integrantes "para proteger os membros do Fatah da nova força do Hamas".

Na entrevista coletiva, Abu Jihad afirmou que o Hamas tem três dias para retirar sua nova força de segurança das ruas de Gaza.

Na semana passada, foi postada uma nova força de segurança criada pelo ministro do Interior palestino, Said Siyam, composta por 3 mil homens, principalmente do Hamas.

O novo organismo de segurança foi tachado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, de ilegal e provocou grande tensão na Faixa de Gaza devido aos confrontos armados entre milicianos do Fatah e do Hamas, que começaram há várias semanas.

Enquanto isso, membros das forças de segurança acharam hoje um explosivo de cerca de 70 quilos perto da residência, na Cidade de Gaza, do chefe das Forças de Segurança Nacional, Rashid Abu Shabak, um homem do Fatah leal ao presidente palestino.

Abu Shabak era, até sua última nomeação, chefe dos serviços de Segurança Preventiva, um organismo vinculado ao Fatah que o Hamas acusa de estar por trás de grande parte dos atos de violência das últimas semanas.

Ontem, o chefe dos Serviços Secretos palestinos, Tareq Abu Rajab, foi ferido em seu quartel-general na Cidade de Gaza numa aparente tentativa de assassinato.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299813/visualizar/