Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 13:55

    Imprimir


BUCARESTE - A presença do vírus H5N1 da gripe aviária foi confirmada em bairros periféricos de Bucareste, enquanto o número de focos certificados chega a 20, sobretudo em localidades situadas no centro da Romênia, informaram hoje autoridades locais.

O prefeito da capital, Adrian Videanu, informou hoje que os testes feitos nas aves mortas no segundo e quarto distritos de Bucareste confirmam a presença do vírus da gripe aviária.

O prefeito optou pelo sacrifício de todas as aves de 600 pequenas granjas situadas na periferia da capital.

Foram instituídas também áreas de desinfecção nos perímetros de risco e o tráfego ficou vinculado à passagem por estes pontos.

O ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur, afirmou que o número de focos de gripe aviária confirmados no centro do país subiu para 20, 16 apenas no distrito de Brasov.

Flutur disse que em oito destes focos o sacrifício das aves e a desinfecção já foram finalizados. Até o momento, nesta segunda onda de gripe aviária, foram mortas 160 mil aves, incluindo as de um criadouro industrial.

O ministro informou também que em 26 localidades de sete distritos do país há suspeitas de gripe aviária, após a detecção do vírus H5 em aves de granja mortas.

Por outro lado, não há nenhum caso de contaminação em seres humanos, informa o Hospital de Doenças Infecciosas Matei Bals, da capital, onde os repetidos testes feitos em 11 pessoas suspeitas de portar a gripe aviária deram negativo.

O primeiro-ministro, Calin Popescu Tariceanu, convocou ontem à noite o Comando Central Antiepizootia para analisar as medidas que devem ser tomadas frente à rápida difusão da gripe aviária.

O presidente, Traian Basescu, que se recupera em um hospital de Bucareste de uma operação de hérnia de disco, convidou hoje o primeiro-ministro e os ministros de Agricultura e de Interior para tratar do assunto.

A gripe aviária atingiu a Romênia em outubro de 2005, levada ao país aparentemente por aves migratórias. Até o fim de abril, o vírus H5N1 foi erradicado de 53 focos que levaram ao sacrifício de 420 mil aves de 16 mil pequenas granjas.

A nova onda de gripe aviária afetou pela primeira vez dois criadouros industriais de grande capacidade, com um total de quase 1 milhão de aves.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299914/visualizar/