Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 03:40
Por: Camila Castillo

    Imprimir


restauração do Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger está em sua fase final. Iniciadas em abril, as obras têm previsão de entrega em meados de julho. A reforma faz parte da proposta do Governo do Estado de restauração do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso. A revitalização está orçada em R$ 50 mil, provenientes do Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

O projeto está sendo realizado pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e a prefeitura de Santo Antônio de Leverger. A primeira das três etapas da reforma realizou melhorias nas partes estrutural, hidráulica e elétrica do prédio. Um novo reboco foi feito nas paredes da ex-cadeia, que “sofreram muito com a umidade do lugar onde a cadeia foi construída”, explica o vice-prefeito de Santo Antônio de Leverger, Lionê Vitório, o Nico. Pelo mesmo motivo também foi feita uma drenagem na base da construção.

A segunda etapa da reforma é a construção da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio de Leverger, que atualmente não tem espaço próprio, e a melhoria do Museu Municipal, que receberá melhorias na parte física e de equipamentos. O Centro Cultural abriga hoje a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente e a Biblioteca Municipal Marechal Cândido Rondon.

A aquisição de equipamentos, móveis e computadores constitui a terceira fase da reforma. O espaço será adequado para o funcionamento de um museu. “Hoje o museu não tem uma estrutura para funcionar como tal”, diz Nico. “Após a reforma as pessoas vão poder descobrir sobre a história, política e economia santo-antonienses de forma adequada”.

O vice-prefeito destaca a importância do Governo do Estado na recuperação do Centro Cultural. “Os recursos que a prefeitura dispõe cobrem apenas os gastos com as contas do prédio”, diz Nico. “Sem o apoio do Governo do Estado, essa reforma não seria possível e o prédio iria se desgastar aos poucos até acabar”.

História

Com a crescente população do município de Santo Antônio de Leverger, o então intendente (que equivale ao prefeito de hoje) do município ordenou a construção de uma cadeia pública, que funcionaria para castigar aqueles perturbassem a ordem da cidade. Assim, a Cadeia Pública foi entregue em 1925.

O prédio funcionou como cadeia até 1985, quando foi desativado pelas precárias instalações. Em 1999, o espaço foi reformado e reaberto, tornando-se o Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger. A reforma iniciada em 2006 é a maior desde a construção e “irá garantir a preservação do prédio pelos próximos anos”, afirma Nico.

Além da parte física, serão adquiridos móveis, computadores e toda a estrutura que o espaço requer.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300045/visualizar/