Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 08:00
Por: tania rauber

    Imprimir


Pequenos produtores de Sinop poderão investir em novas alternativas de produção. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pretende multiplicar sementes de novas variedades de algodão colorido, para serem cultivados em pequenas propriedades. Recentemente foram colhidos os primeiros experimentos das cultivares BRS Safira e BRS Rubi, desenvolvidas no ano passado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no campo experimental da Empaer.

De acordo com o engenheiro agrônomo e mestre em irrigação e drenagem Marcus Lacerda, os resultados das novas variedades estão sendo significativos. “As cultivares mostraram adaptação e aclimatação, somente merecendo atenção para o monitoramento da adubação e época certa de plantio, ou seja, determinar um calendário de plantio, através do zoneamento agrícola do algodão colorido”, destacou.

Nesta primeira etapa foram colhidos aproximadamente 1,5 m2 das duas espécies, que apresentaram resistência a algumas pragas e doenças no manejo do ciclo cultural, com uma ramificação maior de capulhos por planta. A resistência da planta também reduz o uso de agrotóxicos e, com boa distribuição de chuvas, também torna desnecessário o método da irrigação.

Uma área da nova cultivar também está sendo testada em Colíder. Um produtor rural está fazendo os testes e devem iniciar a colheita nos próximos dias. O objetivo é oferecer novas alternativas e fomentar a agricultura familiar na região.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300396/visualizar/