Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:41

    Imprimir


A Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André/Bonsucesso, em Várzea Grande (Coorimbatá), recebe nesta quarta-feira (17.05), às 15h, de uma parceria entre Governos Federal, do Estado e Prefeitura de Várzea Grande, materiais e equipamentos do plano de trabalho Agregação de Valores por meio da Agroindustrialização.

Na parceria, coube a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) prestar apoio técnico na implantação do projeto e articular parcerias que gerassem soluções; acompanhar as propostas do projeto, qualificar os agentes envolvidos, divulgar as marcas dos produtos; elaborar relatório, fiscalizar e acompanhar a execução do projeto e doar o material necessário para que a cooperativa pudesse funcionar a pleno vapor.

À Prefeitura de Várzea Grande se incumbiu das relações comerciais, empresariais, infra-estruturais e fiscalizadores. A cooperativa vai elaborar planos estratégicos e de negócios, administrar a empresa, produzir relatórios, fomentar recursos, qualificar, comercializar, despesas, divulgar das marcas, entre outras.

Ao Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), compete fiscalizar, acompanhar e orientar as atividades da cooperativa, mobilizar a inteiração entre os municípios, estimular parceiros, produzir eventos, divulgar marcas, entre outros. Os materiais e equipamentos serão entregues.

Estarão presentes no evento técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), o presidente do Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), o prefeito Murilo Domigos e autoridades locais do município, representantes da comunidade e da Coorimbatá.

A implantação de uma agroindústria em Várzea Grande integra o programa de apoio à melhoria das condições sócioeconômicas das famílias da Baixada Cuiabana e é desenvolvido pelo Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), já instituído nas cidades de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger e Várzea Grande.

Por meio das agroindústrias, os produtos primários, produzidos na região da Baixada Cuiabana e originados da fruticultura, cana-de-açúcar e pescado, ganharão valor através do beneficiamento e transformação, permitindo a produção e comercialização de alimentos baratos e nutricionalmente adequados.

Em Várzea Grande, por meio desta agroindústria, será possível o processamento do pescado, agregando valor ao produto. Com as máquinas e equipamentos doados à comunidade a cooperativa poderá transformar o peixe entregue pelos pescadores em hambúrguer, lingüiça de peixe e outros produtos derivados.

Para a implantação do projeto foram disponibilizados R$ 573 mil. Estes recursos foram articulados pela Setecs junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foram utilizados na implantação de cinco agroindústrias de pequeno porte nos municípios de Barão de Melgaço (pescado), Santo Antônio de Leverger (cana-de-açúcar), Jangada (processamento de frutas), Várzea Grande (processamento do Pescado) e Cuiabá (processamento de frutas), na realização de cursos de capacitação e seminários, e na aquisição de equipamentos para as unidades de beneficiamentos.

Lista de materiais que serão entregues nesta quinta-feira:

01 máquina de fabricar gelo

01 mesa de aço inox

01 mesa de aço inox com estrado tubular

02 seladora de bancada

01 mesa de transporte aço inox

01 picador de carne

01 balança eletrônica

01fogão semi-industrial

01congelador vertical

01 congelador horizontal

01 moedor de carne com pré-corte, beneficia a carcaça na produção dos embutidos







Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300561/visualizar/