Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 15:35

    Imprimir


A adesão da Associação dos Criadores do Estado de Mato Grosso(Acrimat), ao movimento “Grito do Ipiranga”, pode significar o desabastecimento de carne no mercado. Os pecuaristas em Cuiabá e em outras quatro cidades do interior do Estado decidiram fechar, nesta segunda-feira (15.05) as unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), órgão, entre outras coisas, é responsável pela emissão das Guias de Trânsito de Animais (GTAs). Sem o documento o criador não pode tirar nenhum animal da propriedade e, portanto, não haverá transporte de bovinos no Estado.

A previsão dos pecuaristas é que num prazo de 24 horas os frigoríficos já irão sentir o desabastecimento e terão que parar o abate por falta de matéria prima. Até o momento, nos cinco postos do Indea fechados os manifestantes permanecem em vigília em frente às unidades do Instituto. Em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), mais de 100 pecuaristas participam do protesto que tem o apoio do sindicato rural do município. De acordo com os produtores a pecuária representa 33% na geração de empregos na cadeia produtiva do campo. De forma pacífica eles fecharam o prédio do órgão com uma corrente e conversaram com os funcionários do órgão explicando o motivo da manifestação. Os funcionários retornaram para casa.

Nos municípios de Nova Olímpia, Rio Branco e Guarantã do Norte, as unidades do Indea também estão fechadas. O diretor da Acrimat, Vicente Falcão, explicou que a intenção dos pecuaristas é fechar todas as unidades do Instituto no Estado durante toda esta semana. Segundo Falcão, além do apoio institucional que a associação vinha dando ao movimento, chegou a hora do setor ir para as ruas, fortalecer o protesto dos produtores rurais e mostrar o descontentamento com a atual crise do agronegócio que atinge em cheio o setor da pecuária. “Já que o governo não toma nenhuma atitude para resolver a situação nós temos que nos manifestar e chamar a atenção também da sociedade que sente na pele os reflexos desta crise. O nosso protesto é de solidariedade aos agricultores mas é também, uma forma de mostrar que a atual crise atinge todos os setores produtivos, principalmente, a agropecuária” destacou Falcão.

A previsão é de que nas próximas horas outras unidades do Indea sejam fechadas. Na maioria dos municípios, este protesto conta com o apoio do comércio, da industria e de outras entidades representativas da sociedade civil.

Os pecuaristas de Barra do Bugres apresentaram a seguinte pauta de reivindicações

TAXA CAMBIAL - Mudança na política cambial definindo taxas adequadas para que os produtos possam ser exportados e comercializados com mais eficácia e resultados satisfatórios.

CARGA TRIBUTÁRIA - Redução dos encargos, impostos e tributos, como FETHAB e FUNRURAL, cujas medidas viriam amenizar os custos de produção.

INFRA ESTRUTURA - Empreender ações visando melhorias na malha viária sob a responsabilidade das três esferas - Federal, Estadual e Municipal - que se encontra em situação de calamidade em várias regiões do Estado e do País.

DIVULGAÇÃO DO PRODUTO BRASILEIRO (CARNES) - Definir uma política de Marketing permanente dos produtos brasileiros em eventos internacionais, notadamente nas regiões da Europa, Ásia, África e outros mercados com os quais mantemos relações comerciais.

JUNTO AOS FRIGORÍFICOS: Reivindicamos melhorias do rendimento de carcaça etc.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300944/visualizar/