Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 13 de Maio de 2006 às 08:02

    Imprimir


O município de Rondolândia (1,2 mil quilômetros a Noroeste de Cuiabá), está impedido de movimentar cerca de 100 mil cabeças bovinas que estão prontas para o abate. O isolamento dos animais se dá em razão da suspensão do status de zona livre de febre aftosa com vacinação para Mato Grosso, após o surgimentos dos focos da doença em Mato Grosso do Sul, em outubro do ano passado.

O prefeito de José Guedes de Souza, revela que o município comercializa animais dentro do Estado. “Vendemos para Pontes e Lacerda, Araputanga e São José dos Quatro Marcos, mas para chegar até lá precisamos viajar aproximadamente 400 quilômetros dentro do estado de Rondônia. Com a suspensão do status mato-grossense, Rondônia não permite a entrada dos nossos animais. Por isso estamos com o rebanho de corte isolado”, alerta o prefeito.

Segundo o prefeito, recentemente Rondônia interditou cinco caminhões procedentes de Rondolândia e sacrificou 90 animais. O prefeito enfatiza que a situação está cada vez mais complicada, porque a base da economia do município é a pecuária. “Se tivéssemos estradas dentro de Mato Grosso para chegar aos municípios que compram o nosso produto, não estaríamos passando por esta situação”, critica.

Depois de uma reunião entre o presidente do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, o superintendente da Delegacia Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA/MT), Paulo Bilego, e o diretor do departamento de saúde animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes, definiu-se que uma equipe de técnicos do Indea irá até Rondolândia para fazer a atualização de cadastros, negociar com Rondônia e estabelecer um corredor imediato de abate.

O prefeito comemorou o resultado e está otimista. “Acredito que já na próxima semana poderemos começar a escoar a produção. Vamos voltar a movimentar a economia local”.

O presidente do Indea acrescenta que representantes da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) já demonstraram interesse em devolver o status de zona livre da febre aftosa com vacinação. A OIE já solicitou a sorologia de animais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e parte de Minas Gerais. “Com exceção de Mato Grosso, os outros estados estão colhendo o material para a sorologia em maio. Nós faremos isso em junho em 132 propriedades espalhadas em 32 municípios. Ao todo serão abordados 10 mil animais. Acredito que em breve já teremos o status de livre com vacinação novamente”, acredita Coutinho.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301397/visualizar/