Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 14:39

    Imprimir


Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas de Xangai anunciaram a descoberta de novas pistas sobre o funcionamento dos neurônios no cérebro dos ratos que podem levar a novos achados sobre a memória humana, informou hoje o jornal oficial Xangai Daily.

Os resultados, que foram publicados pela revista científica Neuron em 4 de maio, "iluminarão o futuro das pesquisas sobre o cérebro e o potencial da memória humana", assegurou o neurologista Duan Shumin.

Duan e sua equipe fizeram nos últimos três anos mais de mil experimentos com tecidos cerebrais de ratos para analisar por que em algumas ocasiões não ocorrem sinapses (transmissões de sinais bioquímicos) entre diferentes células nervosas.

O estudo concluiu que algumas "sinapses silenciosas" (contatos entre diferentes neurônios, mas sem transmissão de sinal, que por esse motivo são considerados sem função) ocorrem devido à geração no cérebro de uma substância neurotransmissora chamada glutamato.

Os cientistas concluíram que essas terminações nervosas não funcionais se tornam úteis para a sinapse através da estimulação elétrica.

Duan lembrou, no entanto, que os pesquisadores ainda estão longe de descobrir como ativar os neurônios com "sinapses silenciosas" no cérebro humano, o que poderia abrir novos caminhos para a melhora da memória.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301896/visualizar/