Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 26 de Janeiro de 2013 às 18:42

    Imprimir


O Brasil e o Chile assinaram neste sábado vários acordos bilaterais nas áreas de educação, intercâmbio cultural e pesquisa científica na Antártica durante primeira visita que Dilma Rousseff faz a Santiago desde que assumiu a presidência.

A presidente, que chegou na sexta-feira à capital chilena para participar hoje da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), teve um encontro de trabalho de uma hora com o líder chileno, Sebastián Piñera, no Palácio de La Moneda.

Antes, Rousseff e Piñera lideraram uma reunião das delegações oficiais de ambos os países em que participaram os respectivos chanceleres e ministros de Educação.

Entre os acordos assinados, um permitirá ao Brasil utilizar a base chilena em território antártico, já que a base brasileira "Comandante Ferraz" sofreu um incêndio há um ano e ainda está reparando os danos.

Trata-se de primeiro acordo que o Brasil assina em relação à pesquisa científica e à elaboração de projetos conjuntos na Antártida.

Além disso, os ministérios de Educação do Brasil e do Chile assinaram um memorando sobre o intercâmbio acadêmico e para incentivar o ensino mútuo de português e de espanhol.

A presidente Dilma deve ter outros encontros bilaterais hoje com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e a chanceler alemã, Angela Merkel.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30238/visualizar/