Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 07 de Maio de 2006 às 08:11

    Imprimir


São José do Rio Claro, MT – O Banco do Brasil se unirá ao Governo do Estado para fortalecer as ações dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócio ambiental, implantados a partir de meados do ano passado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O anúncio foi feito pelo superintendente regional da instituição bancária, Renato Barbosa, em reunião com 13 prefeitos de Municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental da Bacia do Alto Paraguai, ocorrida nesta sexta-feira (05.05), em São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), a qual foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

O banco vai apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas de forma integrada com a flexibilização de linha de crédito para o pequeno agricultor e a indústria que comprará a sua produção. A primeira reunião para discutir a integração vai ocorrer no próximo dia 10, em Tangará da Serra, onde está sendo fomentada a cadeia produtiva do abacaxi com a instalação de uma fábrica que já está comprando a produção dos agricultores. “A gente se junta nesse trabalho para dar mais agilidade aos negócios. “Vamos estar juntos para fortalecer a articulação com os prefeitos para não perder esforço e dinheiro. E para isso não vamos medir esforços”, disse Renato Barbosa, que a convite de Vettorato participou da reunião dos prefeitos, com gerente de mercado e agronegócio do banco, Olímpio Vasconcelos.

Barbosa informou que dentro do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil em Mato Grosso, há 95 projetos em andamento. No Estado, o banco investiu mais de R$ 5 bilhões em vários setores da economia, sendo R$ 740 milhões só com a agricultura familiar. “Buscamos o modelo de desenvolvimento sustentável para garantir a comercialização da produção e garantir a sustentação do emprego e renda nos Municípios”, afirmou o superintendente.

Acolhendo sugestão de Vettorato - para quem todo e qualquer projeto das cadeias produtivas dos consórcios deverá ter começo, meio e fim –, o superintendente do Banco do Brasil informou que a instituição está “atenta para criar novas alternativas de negócio”. “Temos que nos organizar, articular e definir as prioridades para cada região”, disse Barbosa.

Prefeitos

Os prefeitos da região Médio-Norte já definiram a implantação das cadeias produtivas da pecuária de leite, seringueira, frango de corte, abacaxi e ovinocultura. Agora, com o apoio do agente financeiro, o Banco do Brasil, entre outros, os prefeitos estão motivados para tocar os projetos em seus Municípios de forma integrada. “Cada vez mais tem entrosamento dos prefeitos. O que faltava era o recurso. Foi muito boa a participação do Banco do Brasil”, disse o prefeito de Barra do Bugres, Aniceto Miranda.

Para o prefeito de Santo Afonso, Venceslau Botelho de Campos, os consórcios estão diminuindo as desigualdades regionais. “Unidos somos mais fortes e podemos lutar juntos, em bloco, por melhorias para a nossa região”, afirmou o prefeito.

Coordenado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Neurilan Fraga, o consórcio, além de unir os Municípios, está incentivando o desenvolvimento das cadeias produtivas, conforme a prioridade definida por cada prefeito. “Precisamos definir o que é viável para cada Município. Todos os resultados dessas reuniões são positivos porque estamos construindo um processo por etapa”, frisou o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia.

No encontro, os prefeitos lamentaram a crise pela qual atravessa a agricultura. Porém, projetos de alternativas econômicas e diversificação de produção, propostos pelo secretário Clóves Vettorato, animaram os gestores públicos. “É sabido a crise que vive a agricultura. Isso agrava o comércio como um todo. Com o consórcio, juntos vamos buscar alternativas de renda”, avaliou o prefeito de São José do Rio Claro, Massão Paulo Watanabe.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302561/visualizar/