Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 07:50
Por: Francis Amorim

    Imprimir


A cidade de Barra do Garças será a próxima parada do protesto dos produtores rurais na região do Vale do Araguaia. Na tarde de ontem, eles estiveram reunidos para definir que, a qualquer momento, a BR-158, no perímetro urbano, será bloqueada para a passagem de veículos. O fechamento das pontes sobre os rios Garças e Araguaia foi descartado.

Caravanas de oitos municípios estão se deslocando para a cidade com o objetivo de ampliar o movimento e chamar a atenção do governo Federal para a situação que passa a classe produtora e o setor do agronegócio. O dia e hora marcados os produtores não informaram, mas prometeram a maior manifestação a ser realizada na região leste do Estado. O local, porém, será a avenida Governador Jaime Campos.

A escolha de Barra do Garças (250 quilômetros ao Leste de Cuiabá) para o protesto é estratégica. Segundo eles, a cidade é o maior pólo de desenvolvimento do leste de Mato Grosso, está localizado na fronteira com Goiás e interliga duas BRs, 070 e 158. “Não podemos informar quando será. Mas será, com certeza, uma intensa movimentação. O bloqueio será total”, disse um produtor rural ligado à cadeia que controla a manifestação.

O prefeito de Barra, Zózimo Chaparral (PCdoB), em solidariedade à classe produtora, fechou as portas das repartições públicas ontem e prometeu apoio à manifestação. Segundo ele, os produtores estão no seu direito de reivindicar melhorias para o setor produtivo. “Não poderíamos deixar de nos manifestar em situações como esta, até porque o município vem perdendo receita com a crise”.

ÁGUA BOA -– Ontem, em Água Boa (736 quilômetros a Leste de Cuiabá), subiu para 450 o número de caminhoneiros parados na BR-158. Na parte da manhã, um grupo de motoristas entrou em conflito com produtores rurais para deixar o local e acabou sendo impedido. Eles queriam deixar a carga na rodovia e seguir viagem, mas acabaram cedendo à pressão e permaneceram à espera do desfecho final.

Na região de Primavera do Leste e Campo Verde (Centro Leste de Cuiabá), os caminhoneiros revoltados com o bloqueio da BR-070 resolveram proibir a passagem de veículos pequenos. Os produtores dos dois municípios vão se deslocar em caravana para o protesto em Barra do Garças.





Fonte: diario de cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302760/visualizar/