Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 07:46

    Imprimir


De acordo com o Sindicato das Indústrias de Calcário do Estado (Sinecal), em Mato Grosso são 21 empresas operando a extração de calcário nas jazidas da região, com capacidade de produção estimada em nove milhões de toneladas (t) por ano.

Em 2004, essas empresas venderam 6,4 milhões/t de calcário e, em 2005, a comercialização caiu para 2,9 milhões/t(retração de 54%). Para 2006, segundo estimativas do Sinecal, as indústrias esperam vender 1,5 milhão/t, representando uma queda de 76% em relação a 2004 e de quase 50% em relação ao ano passado.

A curva descendente nas vendas de calcário preocupa as indústrias do setor, que dependem diretamente do agronegócio para alavancar sua produção e comercialização.

“Todas as indústrias estão trabalhando no vermelho e algumas delas simplesmente não sabem se irão produzir neste ano. O agronegócio está em um momento de impasse e precisamos encontrar uma saída logo”, alerta a secretária do Sinecal, Kassie Regina Riedei.

Ela acredita que, se a União não encontrar uma solução para a crise a curto prazo, “a nossa economia ficará ainda mais desaquecida”. (MM)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302764/visualizar/