Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Abril de 2006 às 04:00

    Imprimir


Na década de 70 iniciou no Brasil um movimento que se opunha aos latifúndios. Naquele período de fato existiam latifúndios “improdutivos” no país, o que dava legitimidade ao movimento. Era composto por agricultores que se juntaram ao norte do RS. Essa foi a largada para a criação do MST, que ocorreu por volta de 1985, após a fundação do PT, que apoiou o movimento. De lá pra cá, além de contar com o indispensável apoio e orientação da Pastoral da Terra, o movimento recebeu recursos do exterior e inclusive do governo brasileiro. Hoje possui mais de 1.800 escolas onde são doutrinados mais de 160.000 alunos. Aderiu à globalização e se tornou uma multinacional. Aliou-se à La Vía Campesina, um movimento que coordena ações de invasão a propriedades rurais e agora a empresas privadas ligadas ao agronegócio, em 56 países. Ou seja, é uma globalizada multinacional.

O MST serviu de modelo para o projeto de reforma agrária da Venezuela e estreitou consideravelmente suas relações com Hugo Chávez que, através de uma parceria com o MST e a Frente Nacional Campesino Ezequiel Zamora (FNCEZ), criou em dezembro de 2004, a Escola de Formação Campesina Terra e Homens Livres, na Venezuela, com o objetivo de "fortalecer a organização do movimento campesino através da formação dos seus líderes".

A partir disso o movimento tem mudado sua concepção e seu modus operandi. Aliás, essa aproximação faz parte dos planos de Chávez, como bem escreveu Fernando Moraes em 2004 sobre a vitória chavista no referendo: “Com esse resultado, a revolução bolivariana comandada por Chávez entra em uma nova fase”. O delirante escritor paquistanês Tariq Ali disse que a oitava vitória de Chávez deveria servir de “lição para Lula e Kirchner”. Quem é Tariq Ali? É um “pensador” de idéias antidemocráticas que prega a radicalização como forma de independência e acha que o Brasil precisa ser salvo do capitalismo e do neoliberalismo maléficos. Para isso, segundo Ali, o Brasil precisa aprender com a Venezuela.

Pois sim! Um mundo melhor é possível, mas entre morar na "socialista" Caracas ou na "capitalista" Londres, adivinhe onde ele mora? Porque esse “pensador” não muda então para a Coréia do Norte? Lá viveria na prática seu ideal de sociedade.

Chávez tem urgência em consolidar a integração latino-americana para desencadear sua sui generis revolução bolivariana contra os norte-americanos. Aliás, para isso ele comprou cem mil rifles russos para armar seu povo contra uma delirante invasão americana. Armar seu povo !? Deve ter sido essa urgência que levou João Paulo Rodrigues (líder do MST em SP) a anunciar, logo após a vinda de Chávez ao Brasil, que o próximo passo do MST será articular ocupações urbanas. A intenção é unir as organizações do campo e das cidades e assim “fazer uma revolução no país”. É a urgência de Hugo. Seu mandato vai até janeiro de 2007 quando terão novas eleições na Venezuela. Hugo, que pode até ser louco, mas não é bobo, tem consciência de que precisa do Brasil para implantar seu projeto de integração. Do Brasil e de Lula. Mesmo não concordando com a política econômica adotada por seu amigo, como declarou, sabe que com Lula fora do governo ele e seu braço brasileiro não terão a mobilidade para agirem que só este governo frouxo permite. Qual outro governo seria tão complacente com ações ilegais e violentas como as cometidas pelo MST e a Via Campesina?

Aliás, não é só Chávez que vê Lula como útil. João Felício, presidente da CUT, disse em entrevista a Folha de SP que diante da ameaça de impeachment: “Não vamos [CUT, MST e UNE] aceitar isso pacificamente. Não seremos meros expectadores de ações golpistas, udenistas ou qualquer nome que se queira dar”. Apesar de serem contra a política econômica, João Felício (em nome das organizações) declarou: “Somos contra, por exemplo, o superávit fiscal do governo Lula. Mas achamos que, para chegar aonde a gente quer, o Lula é o mais adequado”...”O Lula, para o que a gente quer, é melhor do que o FHC ou o (Geraldo) Alckmin”.

Parece que a sina de Lula é servir a interesses que ele nem consegue entender quais são. Foi dessa forma, forjando a verdade, que ele foi transformado de líder sindical a presidente do PT, depois a Presidente do Brasil e dessa forma poderá permanecer. Nino, editor do blog Minuto Político classificou José Dirceu de “El Cagón Falsário”. Baseada nessa definição, digo então que Lula é “El cagón maquinado por el cagón falsário”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304638/visualizar/