Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Abril de 2006 às 16:54
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


O ensino da Língua Espanhola já é realidade em 89 escolas da rede estadual de ensino e deverá ser ampliada para todas as unidades escolares até o ano de 2010. A Escola Estadual Alfredo Treuherz, localizada no Assentamento Gleba Mercedes, no município de Tabaporã (a 643 km de Cuiabá), implantou a disciplina no início deste ano e já colhe resultados.

De acordo com o professor Emerson Jerri Espier, que participa nesta semana, em Cuiabá, de um Curso de Formação Continuada em Língua Espanhola, os alunos estão encarando a disciplina muito melhor do que a Língua Inglesa. “Existe uma proximidade entre o Espanhol e o português, já que os dois são oriundos do Latim. E, penso que este seja um motivo para que os estudantes prefiram o Espanhol ao invés de Inglês”, salientou.

Emerson, juntamente com outros 100 professores de diversas escolas estaduais, estão aprendendo como trabalhar com a disciplina em sala de aula, mesmo com uma deficiência de material didático específico no mercado. A formação é oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil.

“Essa formação está nos preparando para trabalhar com a Língua, mesmo sem muitos recursos, porque falta material de qualidade do mercado. E, ao mesmo tempo, em que estamos proporcionando uma boa educação, também estimulamos a proximidade entre os mato-grossenses e os povos latino-americanos”, disse.

Janete Pastoril, da E.E. Emília Figueiredo, de Cuiabá, é professora da área há quatro anos e também participa do encontro. Para ela, o tipo de temas abordados durante as aulas, que são ministradas por professores da Espanha, estão atualizados e ajudam na melhoria do processo ensino-aprendizado em sala de aula.

Janete ainda destaca que a formação também está servindo para driblar a falta de material especializado em Língua Espanhola no mercado editorial. “Estamos aprendendo a trabalhar mais de forma lúdica e prática, com muita conversação. Portanto, as aulas devem acontecer, independente de existirem ou não recursos”, disse.

O Assessor de Línguas da Embaixada da Espanha, Luiz Fernando Valdivia é um dos professores palestrantes do curso. Pela terceira vez em Mato Grosso, ele observa que o Estado é um dos que mais investe no ensino da Língua Espanhola no Brasil. “Percebo que existe muito interesse pelo governo de Mato Grosso em incentivar o ensino do Espanhol. E a Espanha é parceira para continuar a desenvolver este trabalho”, disse.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário