Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Abril de 2006 às 09:19

    Imprimir


O Governo do Estado irá realizar nesta terça-feira (25.04) o lançamento do primeiro Centro de Capacitação em Reciclagem de Mato Grosso. Será uma parceria, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e as empresas Aleris Latasa Reciclagem e Cempre-Compromisso Empresarial para Reciclagem. O Centro já está funcionando em caráter experimental desde outubro de 2005, em Cuiabá, com o apoio do Governo do Estado, que cedeu as instalações em caráter de comodato. De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Mattos Conceição, o objetivo de instalar este Centro de Capacitação em Reciclagem é desenvolver alternativas de melhor aproveitamento dos resíduos sólidos gerados nas cidades do Estado, com ênfase em embalagens pós-consumo, tais como latinhas de cervejas e refrigerantes, garrafas plásticas PET, papel e papelão, embalagens longa vida, vidros, entre outros. “O Centro tem características inéditas no Brasil. Pela primeira vez serão ministradas aulas práticas e teóricas para grupos distintos envolvidos no assunto. O primeiro módulo de capacitação, por exemplo, será dirigido às cooperativas de catadores, entidades beneficentes, associações de moradores e clubes de serviço. Os demais módulos serão aplicados aos funcionários de prefeituras, organizações não governamentais e também para professores das redes de ensino público e formadores de opinião, como jornalistas, políticos, entre outros”, acrescenta José Epaminondas.

Outro objetivo do Centro, é gerar renda e emprego através da valorização da cadeia de reciclagem, possibilitando àqueles envolvidos em todas as etapas da reciclagem conseguir melhor remuneração para seu trabalho.

O lançamento do Centro de Capacitação em Reciclagem de Mato Grosso será realizado no salão nobre do Senai/ Fiemtec, às 8h. A cerimônia contará com a presença do Governador Blairo Maggi, autoridades e especialistas na área do tratamento de resíduos sólidos.

A Aleris Latasa foi a primeira empresa a implantar um sistema integrado de coleta de embalagens recicláveis no Brasil, em 1991. A empresa começou com as latinhas de alumínio, desde a coleta até sua transformação em alumínio puro, para servir para a confecção de novas latas de alumínio.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304818/visualizar/