Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 25 de Abril de 2006 às 07:20

    Imprimir


Israel lançará na noite desta terça-feira o novo satélite de observação aperfeiçoado Eros B, o que permitirá ao país melhorar de maneira substancial sua vigilância sobre o programa nuclear iraniano, informou nesta terça-feira o jornal israelense Yediot Aharonot.

O satélite de espionagem de 350 quilos, que será colocado em órbita por um foguete russo, foi construído pela Indústria Aeronáutica Israelense (IAI). O aparato dispõe de câmaras que permitem identificar objetos de 70 centímetros a uma altura de 480 a 600 quilômetros e realiza a rotação pela Terra em 90 minutos. "Esta câmara possui um olho que tudo vê e permite aos agentes de Inteligência observar os menores detalhes das instalações sensíveis", frisou um especialista para o jornal.

"O programa nuclear iraniano é uma ameaça potencial para a existência de Israel", ressaltara no domingo o primeiro-ministro em exercício Ehud Olmert. Israel acusa o Irã de desejar se munir de arma atômica sob a cobertura de um programa nuclear civil.

Os temores do Estado judeu aumentaram depois das declarações do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, em outubro de 2005, mencionando que Israel deveria "ser varrido do mapa".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304832/visualizar/